segunda-feira, 25 de março de 2013

V Trilhos do Pastor


24 de Março de 2013, localidade de São Mamede, concelho da Batalha, a dois passos da saída de Fátima da A1.
 São Mamede situa-se numa zona de planalto, a norte da Serra de Aire, com muitos afloramentos de rocha calcária e vegetação rasteira. Existem num raio de poucos quilómetros várias grutas conhecidas, sendo que em S. Mamede (a 900 metros do centro da localidade), estão as Grutas da Moeda, pelo interior das quais passou a prova.



Com o Paulo Amaro, que fez o 46º lugar da geral com 3h03m04s
O dia iniciou-se com um céu carregado de nuvens ameaçando chuvadas iminentes. A temperatura não era muito baixa, mas fazia-se sentir algum vento, que conjugado com a chuva poderia trazer alguns arrepios!

Chegado à base de operações da prova, a Junta de Freguesia, tratou-se da logística administrativa e não só: dorsais, café, casinha, etc..
Após um aquecimento ligeiro, chegou a hora da partida e lá fomos à aventura!!
Pela altimetria não muito acentuada da fase inicial, previa-se uma prova rápida, e se não fosse um ou outro engarrafamento, bem como alguns trilhos estreitos, quase estaríamos numa prova de estrada (ou de estradão, mais concretamente).

Aos dois quilómetros entrámos nas Grutas da Moeda, numa incursão do tipo “entrar por um lado e sair pelo outro”, um acontecimento quase exótico também comum à prova Trilhos do Castelejo, nesse caso passando pelas Grutas de Alvados. É bem verdade que pouco dá para ver, uma vez que se está a correr, há que redobrar a atenção devido á baixa luminosidade bem como pelo perfil em degraus, mas, parece-me que é uma boa aposta para a divulgação daqueles espaços e consequente angariação de visitantes futuros. http://www.grutasmoeda.com/portal/
Interior das Grutas da Moeda (imagem daNet)
 
Interior das Grutas da Moeda (imagem daNet)
Outro ponto turístico por onde passou a prova foi o parque temático da Pia do Urso, com a particularidade de todo este parque ter o pavimento construído com círculos de troncos madeira e, que com a humidade, estavam com a mesma aderência de um ringue de patinagem!

O resto da prova correu-se sempre a um bom ritmo, com algumas quedas pelo meio, uma das quais “mandou” para o hospital uma das atletas mais conhecidas do trail nacional (Glória Serrazina) e, eu próprio também não escapei a dar uma queda, que felizmente, não teve consequências de maior.
Afloramentos rochosos MUITO traiçoeiros
O solo desta zona é traiçoeiro, devido aos afloramentos de pequenas lascas de rocha que por vezes mal se vêm. Quando vamos muito perto do atleta da frente, corremos o risco de não ver estas armadilhas ou vê-las tarde de mais para reagir.
Mais afloramentos rochosos MUITO traiçoeiros

Acontecem com frequência uns valentes pontapés em pedregulhos que mesmo assim não se movem um milímetro, unhas negras, sapatilhas estragadas, e no limite, uns valentes espalhos,… Enfim…os riscos do trail!

A organização esteve globalmente bem, envolvendo toda a equipa do A.C.S. Mamede que desta vez viu a corrida sob outra perspectiva (que não a dos pódios!!), imagino o “bichinho” que lhes devia estar a roer desejando estar também a correr!

No fim, apenas uma nota menos agradável que foi a falta de água, o que impossibilitou o esperado banhinho retemperador. A organização não teve todavia qualquer responsabilidade no assunto, uma vez que foi um corte geral devido à rotura de uma conduta, afectando toda a localidade.

Quanto aos números, aqui vão:

Classificação Geral

1º Rui Pacheco, Amigos do vale do silêncio, 02:19:35

2º Nuno Dias, CA BARREIRA 02:25:25

3º Cesário, Morgado 02:26:07

Geral Feminina

1º Cristina Ponte, Individual, 02:45:30

2º Cármen Henriques, Clube de praças da armada, 03:05:44

3º Joana Grácio, CA BARREIRA, 03:12:28

 Quanto à minha prestação: 3h18m58s; 96ª posição da geral; 12ª posição de escalão.
 
 Boa semana e bons treinos!


 
Início da prova
 
Passagem pelo parque da Pia do Urso

Passagem pelo primeiro moinho de vento
 

4 comentários:

  1. Muitos parabéns mais uma vez pela excelente prestação, e tambem pela maneira clara e atractiva como escreves... erraste na profissão, devias ter seguido jornalismo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos elogios! Espero que o Balsemão leia este Blog...
      Como é que vai a recuperação? Temos de combinar qualquer coisa quando voltares à forma!
      Fica bem!

      Excluir
  2. Adorei ler o relato. Deve ter sido uma prova belíssima!
    Muitos parabéns!
    Nem sabia que haviam provas a passar por dentro das grutas. Já estive lá, mas nunca a correr ;)
    Boas corridas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isa!
      Esta prova foi de facto muito boa e, passar a correr pelo interior de grutas é no mínimo uma experiência fora do comum, tens de experimentar um dia!
      Parabéns também para ti pelo excelente tempo na Meia Maratona da ponte!!
      Boa semana e boas corridas

      Excluir