sábado, 10 de setembro de 2016

9ª Corrida dos Moinhos de Penacova

28 de agosto de 2016.
E foi mais uma Corrida dos Moinhos de Penacova,  a sua 9ª edição.
A “Squadra” PelaEstradaFora esteve na sua força máxima, com três atletas na corrida e outros tantos na caminhada.
Um lugar de pódio para o atleta Paulo Amaro, que obteve o 9º lugar de escalão, e muito divertimento para todos os outros.
Para quem ainda não conhece, esta prova faz parte do calendário de corridas de montanha, um conceito que se distingue do trail na medida em que grande parte dos percursos são em caminhos florestais, aventurando-se pouco por single tracks.
Com estas características, a corrida propriamente dita, predomina relativamente à vertente técnica, enquanto que, em algumas provas de trail a componente técnica é explorada até aos limites (Trilhos dos Abutres e outros que tais…).
Não há nada a acrescentar ao que já se disse em relação às edições anteriores em que participámos, 2012, 2013, 2014 e 2015, tendo inclusivamente constatado com agrado alguns aspetos a ser melhorados de edição para edição.
Apesar de tudo, continuo a achar que o ponto de excelência desta prova é mesmo o convívio no final.
Como o tempo necessário para concluir a prova é relativamente curto e havendo almoço incluído, não há a debandada geral que se verifica na maior parte das provas de trail, sobretudo as de longa duração, em que nalgumas ocasiões me vi pessoalmente na linha da meta sozinho com um ou dois membros da organização a controlar o tempo e ninguém mais. Não digo que esse aspeto nos trails é mau, apenas é assim porque são provas diferentes, em que os atletas de pelotão podem terminar várias horas após os atletas de elite!
Enfim, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa :)

Fiquem bem e boas corridas! 

Todas as fotos foram "sacadas" do Facebook do atleta Jorge Martins, que desta vez esteve como fotógrafo, ou do arquivo da organização no Flickr:)


Todas as fotos foram "sacadas" do Facebook e do arquivo da organização no Flickr:)










O Sam em excesso de velocidade fez tremer a foto :)

O Trincas a pensar: - Para o ano também vou...