quinta-feira, 13 de novembro de 2014

40ª Meia Maratona Internacional da Nazaré


A “Meia” da Nazaré faz quarenta anos. Bonita idade, parabéns!
Foi em 1975 a primeira prova nesta distância acessível ao povo em geral.

Corriam tempos em que a sociedade, pela primeira vez em muitos anos, podia almejar coisas tão simples como organizar corridas de rua sem estar sujeita ao regime.

Foi sem dúvida uma das muitas coisas boas que nos trouxe a revolução de Abril. Antes disso, tudo o que fosse suspeito de trazer algum bem-estar ao povo era proibido ou fortemente desencorajado!

Assim nasceu a Meia Maratona da Nazaré! E já lá vão quarenta anos..

Pode-se dizer também que, a Nazaré é a minha “madrinha” da corrida, uma vez que foi aqui que fiz a primeira prova de atletismo, na edição de 2011.
Este ano estava algo indeciso em participar.

O percurso não é muito amigável para bater recordes pessoais. A altura do ano também é propícia a alguma instabilidade climatérica, nunca se sabendo se durante a prova vamos ter calor ou, chuva torrencial.

Os objectivos para esta prova também não poderiam ser nada ambiciosos; o último mês teve uma agenda bem preenchida e o corpo acusava os quilómetros acumulados.

De qualquer modo, a partir do momento que o meu brother disse que ia à Nazaré, acompanhando um amigo estreante nestas andanças, ficou decidido que também eu iria à festa!

Lancei o desafio a um colega de trabalho que começou recentemente a correr, nunca tendo participado em provas de atletismo, que aceitou, e foi também estrear-se na meia maratona.

Assim chegando ao dia da corrida encontrámo-nos todos no parque de estacionamento habitual, tratámos do levantamento dos dorsais e às 11h00 lá fomos à conquista de mais uma ou, da primeira Meia Maratona!

Valente figura fez o meu colega que “arrancou” uma estreia à meia-maratona com 1h35m, ficando em 25º lugar do escalão M50 (num total de 108)!

Muitíssimo bom, para quem deixou de fumar há apenas seis meses e começou a treinar há tão pouco tempo!

Se não tem cuidado, arrisca-se a trocar um vício por outro J

E com esta meia maratona da Nazaré encerro a temporada, não devendo ir a mais provas este ano.

É mais ou menos uma decisão “irrevogável” J

Boas festas e boas corridas!


 


 

2 comentários: