quinta-feira, 17 de novembro de 2016

42ª Meia Maratona da Nazaré 2016

Como manda a tradição, passado uma semana da Maratona do Porto, rumei à Nazaré para correr a Meia Maratona popular mais antiga do país.

Este ano um pouco limitado fisicamente, embora com muita vontade de correr, acabei por chegar à meta com um tempo bastante razoável.

Na edição deste ano regressou-se ao percurso tradicional, visto no ano passado ter havido algumas alterações devido a obras na marginal.

Mais uma vez constata-se uma diminuição de participação relativamente ao ano anterior, tendo-se ficado este ano pelos 633 atletas finalistas na prova.

Há vários factores que contribuem para esta quebra de participação:
  •        Proliferação de provas de corrida, estrada e trilhos, por todo o lado. Torna-se difícil optar devido à oferta abundante;
  •         Divulgação deficiente e tardia. De facto é um aspecto a ser trabalhado pela Organização, visto que a divulgação pelos meios tradicionais e pelas redes sociais é um factor decisivo;
  •        Prova pouco (ou nada) propícia a bater recordes pessoais. É um aspecto que para muita gente não terá importância mas para quem queira ter um bom tempo à meia maratona no currículo, não será com certeza na Nazaré que o conseguirá! O percurso tem algum desnível e não é de descurar a possibilidade de ventos mais ou menos fortes.
  •       E depois há um outro aspecto (que talvez só exista na minha cabeça…) que é o facto de estar ou não na moda. Aí a Nazaré perde contra as grandes organizações de Lisboa e Porto associadas a marcas ou empresas especializadas, que juntam milhares de pessoas em que a maioria não corre nada e vai mais numa de evento social e para mostrar vestuário, calçado e gadgets de topo de gama. A Meia da Nazaré ainda é um resquício do PREC onde qualquer pelintra com duas pernas pode participar, sem ficar envergonhado por não gastar uma pipa de massa em “cenas”.

Mas enfim, é a minha leitura, que começo a ficar um pouco velho e azedo 😃😃😃

Para concluir, foi a 6ª participação nesta prova esperando poder participar pelo menos, mais umas 60 vezes 😃.

Boa semana e boas corridas! 



Paulo Amaro - 1:34:18 (tempo líquido)

Paulo Oliveira - 1:37:07 (tempo líquido)
Evolução de participantes desde 2011


4 comentários:

  1. Portanto uma semana depois de uma Maratona fazes uma Meia, é a corrida de descompressão?

    Acho que o maior problema é já não haver sardinhas de qualidade nesta altura, assim já não se faz turismo ;)

    Abraço e a continuação de melhoras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eh Eh!... Depois da Maratona do Porto vem sempre a Meia da Nazaré. Nem que seja para se fazer a gatinhar :) É mais pelo "combíbio" :)
      Abraço

      Excluir
  2. Uma semana depois de uma maratona, fazer uma meia e ainda por cima para cena de 1h30 é muito bom! Eu quando fizer a minha primeira maratona, devo precisas de férias :)

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mais para cumprir a tradição:) Foi na Meia Maratona da Nazaré que me estreei no mundo das corridas e agora, só se não puder mesmo é que não vou!
      Um abraço

      Excluir