quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Cross Laminha 2017


Foi mais um Cross Laminha sem laminha…
Já em 2016 tinha sido igual. Não houvera chovido nos dias anteriores, pelo que de lama, nada!
Vou confidenciar ainda assim, que não me importei nada por não haver um mar de lama escorregadia pelos trilhos! Não é propriamente um tipo de piso onde me sinta seguro para correr.
Mais grave do que a falta de lama foi o anúncio do “pai” da prova, Victor Ferreira, na sua página de Facebook de que não voltaria a organizar o Cross Laminha.
É pena, espero que reconsidere ou que consiga obter condições para reverter a sua decisão.
O Laminha era a festa do trail nacional!
Esta última edição do Cross Laminha teve a sua base de operações no lugar da Boieira, Porto de Mós, percorrendo os trilhos labirínticos do costume, com uma distância total de 15 km.
Quando se fala em trilhos labirínticos não é um aforismo ou apenas uma forma de dizer, é de facto um emaranhado de carreiros confinados a uma pequena zona florestal.

A entropia do percurso torna-se mais evidente quando descarregamos o track do relógio e se visualiza na respectiva aplicação ou no Google Earth.
Dos 15 km do percurso, diria que 90% são em single-tracks, onde é difícil ultrapassar outros atletas, pelo que, é muito importante um bom posicionamento inicial.
Nesta edição, os single-tracks começavam logo aos 600 metros.
Iniciei a prova no passo lento como de costume, e por isso, fiquei logo “encalhado” numa zona do pelotão de atletas ainda mais lentos de que eu! Incrível!
Resultado, a partir dessa altura fiquei inserido num numa zona do pelotão que encara as provas em ritmo de passeio, sem grande pressão para arriscar um tropeção ou uma queda! Assim, segui sempre em companhia divertida que partilhava mais o interesse no almoço final do que numa boa classificação!
A estrela da equipa, o Paulo Amaro salvou mais uma vez a honra da mesma, tendo ficado em 38º da geral (em 390 atletas chegados à meta) e 6º do escalão.
Eu, fiquei-me por um magnífico 236º lugar que fica, se não falha a matemática, a uns infinitos 154 lugares do último.
Um sucesso portanto! J
Gostaria de dizer que para o ano é que teremos Laminha com lama…
Façamos figas para que sim!

Boas corridas!
"L'Equipe" com o veterano António Carvalho

"The Team" com os, quase totalistas desta prova, Armando e Carlos Cruz,

2 comentários:

  1. Grande Paulo. Lamentável mesmo é o anuncio do fim do Laminha. Perde-se um dos grandes ícones das corridas fora da estrada existentes no rectângulo.
    Quanto a quase totalistas, só podes estar a falar do corredor mais à direita. Eu por mim fiz meia dúzia de Laminhas... dos quais gostei de todos.
    O team PelaEstradaFora faz já parte, por direito próprio, da alma das corridas cá do burgo.
    Abraço e... continuação de longos treinos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos de organizar um Laminha pirata para manter a tradição...
      Quanto à prestação do Team está de facto entregue ao Paulo Amaro a defesa da honra, eu já ando na luta de fuga ao último lugar...
      (Ainda estou a "digerir" o "bigode de 15 minutos que me deste:))
      UM abraço e bons treinos matinais por Benfica...

      Excluir