segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

27ª Maratona de Lisboa - 2012


Correu-se hoje a Maratona de Lisboa 2012.

O tempo surpreendeu pela positiva, diria mesmo que não poderia ter estado melhor do que aquilo que esteve! É excelente poder correr com sol e com esta temperatura fresca!

Os dois estreantes, eu e o Paulo Amaro, chegámos relativamente cedo ao estádio 1º de Maio-Inatel, cerca das 7h40, devido a receio meu de que houvesse dificuldade de estacionamento, contudo, encontrámos logo um lugarzinho junto ao portão das traseiras do complexo desportivo.

 Assim, ficámos logo descansados e, com tempo suficiente para fazer um aquecimento como mandam as regras, ir à “casinha” as vezes necessárias para despistar o nervoso miudinho, etc..

Bom, chegando à hora, ouviu-se o tiro de partida e lá começou a esperada corrida.

Ao início, gerindo a passada até atingir o ponto de equilíbrio respiratório e, depois começando a fazer a gestão do esforço, de modo a que a “gasolina” chegasse para 42km mais uns metros.

Um objectivo pessoal seria obter um tempo entre as 3h30 e as 3h45, pelo que íamos sempre de olho no “balão” das 3h30.

Todavia e, ainda na Av do Brasil, quando esta começa a descer para a rotunda do aeroporto, pareceu-me que podia alongar o passo, mantendo a cadência e, não comprometendo ao nível de esforço.

Assim deixei o balão das 3h30 para trás e já só o voltei a ver após o retorno de Belém.

A temperatura e atmosfera estavam no ponto ideal para se correr uma maratona. O ambiente na rua era espectacular, principalmente pelo apoio que os estrangeiros davam aos atletas. Provavelmente seriam todos familiares de atletas em competição, uma vez que esta corrida teve uma elevada percentagem de estrangeiros (tive a percepção que seriam sobretudo espanhóis e alemães(?)).

À passagem da meia maratona tinha 1h37m, o que me pareceu bem, tendo no entanto em conta que o desnível desde a partida era significativamente favorável.

No trajeto ribeirinho não se fazia sentir grande vento em qualquer dos sentidos, o que tinha sido também um dos receios iniciais.

Quanto à conjugação de uma meia maratona e de uma prova de estafetas, com a prova principal, acrescenta uma animação extra numa altura da prova em que se começa a tornar um pouco monótona (no caso da meia maratona, uma vez que a prova de estafetas tem o percurso igual ao da maratona).

Bom, assim correndo mais ou menos depressa, chegou-se ao meu “Papão” pessoal desta prova, que, não sendo o famoso “Muro”, era antes algo muito mais real e com nome próprio, i.e., a Avenida Almirante Reis.

O receio agora, não era de ser assaltado, mas sim do seu longo comprimento e o ligeiro mas constante  declive, especialmente a seguir à Alameda!
Paulo Oliveira: 3h 25m 06s

Ao longo desta artéria da cidade, fui perdendo velocidade e, algures já perto do Areeiro, comecei a ter cãibras algo fortes, pelo que ia reduzindo cada vez mais o passo, evitando qualquer variação na linha de trajecto, ou qualquer outro movimento mais brusco.
Paulo Amaro: 3h 21m 16s

Terminei no entanto relativamente bem, embora bastantes dorido dos “gémeos” e vários outros grupos musculares, mas também outra coisa não seria de esperar.

Tempo (líquido): 3h 25m 06s


Como diriam os brasileiros: “VALEU NÉ?!!”


Próximo:  “Trilhos dos Abutres”  26 de Janeiro 2013.


 Boa semana e bons treinos!

Atualização: SportsTracker: http://www.sports-tracker.com/#/workout/poliveira67/4muu4ncom2v0447r

 Atualização 15-12-2012: Classificação oficial

 

2 comentários: