domingo, 17 de fevereiro de 2013

Trilhos Loucos


Sábado, 8 da manhã, o despertador toca, desligo, o imbecil insiste e, passados 5 minutos volta a tocar, pego nele e meto-o debaixo dos cobertores, mais 5 minutos e toca novamente,…bom, o cérebro sai finalmente do modo Stand-by e  lembro-me que tinha planeado ir correr de manhã. A mulher e o filho dormem ainda e, saio de fininho, tentando fazer o mínimo de barulho.
Na cozinha come-se uma fatia de bolo acompanhada de um copo de coca-cola, no fim, um café. Vou à garagem buscar a mochila de água, um pouco de pó isotónico, duas barras de cereais marca genérica PD ou MP, sapatilhas, boné, cinta cardíaca, garmin305 no pulso e keymaze300 numa alça da mochila (já conto porquê) e, finalmente na rua para correr.
Com isto tudo passaram-se 50 minutos, é inacreditável o tempo que se perde quando as coisas não ficam prontas no dia anterior…, uma lição que tenho sempre em conta quando participo em provas: Fica tudo pronto na véspera!

A razão de levar dois GPS é que decidi mudar a bateria do Garmin 305. Nos trilhos dos Abutres ele tinha-se finado às 8 horas de prova…, e já vinha avisando há uma ou duas horas. Umas pesquisas na net tinham-me levado à conclusão de que a substituição da bateria neste modelo é bastante simples e barata. Assim comprei uma bateria compatível (para mini-Ipod) no Ebay por 2 ou 3€ e com um trabalho simples de desmontagem e soldadura fiz a troca.
A corrida de hoje serviu para verificar se tinha ficado tudo em ordem, mas a toda a cautela levei o Keymaze300, que apesar de ser mais limitado em funções, tem uma bateria que nunca mais acaba! Espero que o Garmin fique com uma autonomia bem superior à anterior, pelo menos em teoria deverá ficar, visto que a bateria de origem é de 750mA e a nova é de 1300mA . No fim da cerca das 2 horas e meia que durou o treino, o indicador de carga da bateria tinha os traços todos, e como se diz agora: Está em linha com as previsões.

Bom, deixemos pormenores técnicos e vamos ao que interessa.
Não tinha decidido previamente que tipo de treino iria fazer, se estrada, se trilhos….,quando tomava o pequeno almoço decidi-me pelos trilhos ..,mais propriamente para uma zona perto de onde moro, dispensando deslocações de carro, os montes da Maúnça e da Sra do Monte (Leiria), zona para onde costumo ir em Btt.

É também por estes locais que costuma acontecer a prova “Trilhos Loucos da Reixida”, em que participei em 2012.
Hoje segui quase sempre pelo percurso dos “Trilhos Loucos”, evitando no entanto a parte final, que na prova era pelo leito do rio Liz, junto à sua nascente.

Recordo-me de um erro crasso que cometi nos “Trilhos Loucos”, o de não fazer aquecimento!
Esta prova tinha logo ao início subidas duras e, se bem que para alguns atletas, o aquecimento não faz grande diferença, para outros, eu incluído, os esforços iniciais são muito penosos. Sem aquecimento prévio, o coração “dispara”e os músculos não respondem como deve ser.

Depois, quando, apesar de todas estas dificuldades consegui encontrar um ritmo estável, a prova terminou, uma vez que tinha “apenas” 19kms!
Durante o treino de hoje, vieram-me à memória todas estas peripécias, despertando o bichinho para participar novamente nesta prova em 2013 (se porventura houver. Até à data não a vi em nenhum calendário).

Vão umas fotos para colorir esta prosa que já vai longa…
Boa semana e boas corridas!
Lugar de Fontes - nascentes do Rio Liz
 
Caminho do vale entre a Sra do Monte e Maúnça
 
A meia encosta
 
Panorâmica de Leiria
 
As novas florestas 
Subida para as antenas
Finalmente o topo da serra, 435m altitude

Menir Celta à divindade da fertilidade  :)

 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário