domingo, 14 de abril de 2013

Treinos Loucos na Reixida


(Sábado + Sol = Corrida), é uma fórmula que não vem nos manuais de matemática, não parece ter sido utilizada em qualquer descoberta famosa, mas funciona lindamente com muita gente!

No livro Nascidos Para Correr, é apresentada uma teoria em que a prática da corrida aumenta exponencialmente em tempos de crise económica. Este facto foi verificado em vários países no século 20 e, não deixa de ter algum sentido. A corrida ajuda a amenizar os problemas, faz bem ao espírito e à mente. Após meia hora de corrida, os aborrecimentos e chatices que pareciam enormes ficam reduzidos a pequenos contratempos!

Outros desportos terão porventura o mesmo efeito, lembro-me da natação, do Btt,… só como exemplo, mas de facto, a moda actual é a corrida.

Começo mesmo a acreditar no tal efeito da crise como factor influenciador desta modalidade!

Hoje fui aproveitar a manhã de sol para fazer um Raid pelos montes dos arredores de Leiria.

Assim, carreguei no Garmin o ficheiro do percurso dos “Trilhos Loucos da Reixida de 2012” e fui até àquela simpática localidade a 6km de Leiria.

Segui quase à risca o track do relógio, excepto na parte final que, na prova era pelo leito do rio Liz, com água pela cintura.

Esta prova é relativamente curta mas é dura quanto baste! É um tipo de prova na qual eu não me dou muito bem. Devido ao seu perfil de subidas ”brutais” bem como de longos e técnicos single tracks, já me dou por satisfeito se chegar ao fim sem um entorse e com o nariz inteiro!

Em 2012 demorei 2h33m para fazer os seus 19 km e cheguei ao fim “todo roto”!

No treino de hoje, o ritmo era obviamente mais baixo e descontraído, mas os montes não estavam mais baixos do que antes, pelo que tive de “puxar” bem pelo físico!

 Boa semana e bons treinos!
Carreiro no início da subida

Famosa subida das antenas. O grau de inclinação aqui é brutal. Mesmo a caminhar, o ritmo cardíaco vai sempre no Red Line.




Vista do monte da Maúnça, já do lado oposto ao da subida da foto anterior

Vista sobre o vale

Local de passagem dos "Trilhos Loucos". Note-se o pormenor das cordas fixadas às rochas para que os participantes se segurassem ao passar por este precipício.

Nascente do Rio Liz. É curioso ver a água a brotar do chão com muita força!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário