segunda-feira, 13 de maio de 2013

23º Grande Prémio de Atletismo da Barreira


Barreira,
arredores de Leiria,

É uma freguesia do concelho de Leiria cujos limites vão até à entrada da cidade, mais concretamente até ao quartel do regimento de infantaria 4.

Antes da prova, fase de aquecimento
A localidade da Barreira dista a cerca de 4 km de Leiria e, nos últimos anos, devido à construção de novas urbanizações, poder-se-á admitir que está praticamente integrada na zona urbana.
Foi também a esta terra que chegou há cinco anos, um humilde cidadão do mundo, nascido na Bairrada, após viagem com escalas na Covilhã, Coimbra, Figueira da Foz e Lisboa.
…. Moi!...
A Barreira, através do seu Clube de Atletismo, organiza há já 23 anos, uma prova de corrida, com cerca de 10 km. Esta corrida inicia-se e termina no centro da localidade, percorrendo alguns lugares da freguesia.

Outra vista da zona da meta, durante o aquecimento. Note-se o declive; a chegada foi no sentido em que se vêm os atletas a correr
Além da prova principal, havia lugar também a provas de juniores e juvenis, bem como de uma caminhada.
A orografia algo acidentada desta zona também não é muito favorável a “recordes “ de velocidade.. A distância de 10,4km pode também parecer um pouco estranha, seria talvez mais interessante ser um número redondo, tipo 10 km, para efeitos de “currículo” e comparação com outras provas. Para mim no entanto, é” igual ao litro”, não tenho qualquer interesse em marcas e, quem faz 10km, também faz mais 400m.

Hoje a equipa do PelaEstradaFora esteve presente com apenas metade do seu efectivo, uma vez que o resto da equipa foi participar noutro evento, de outra equipa a que também pertence, embora noutra modalidade. Resumindo, fui ao G.P. da Barreira “by myself”.
Confesso que corridas “curtas”, como esta, e, com umas subidinhas pelo meio, não são propriamente os terrenos onde me dou melhor. Mas enfim, temos de colaborar com as actividades da terra, senão um dia estas coisas acabam por se extinguir. Só para ilustrar o que acabo de "dizer", do ano passado para este ano, a prova perdeu 35 participantes (de 220 para 185)! E pelo que me contam,  já teve noutros tempos bem mais participação!

Bom,.. vamos ao que interessa. 
O início da prova estava marcado para as 10h30. Às 9h00 estava no secretariado para levantar o dorsal. Voltei a casa, deixei o carro, comi umas torradas acompanhadas com chá verde, equipei-me, e saí para a rua de peito feito!  Como ainda tinha tempo, fui a correr/trotar/aquecer, até ao local da partida.

10h30, tocam a buzina para a partida, e lá fomos à luta!
O início foi em direcção a sul, subindo ligeiramente até ao fim da localidade, depois um ligeira descida e a seguir, nova subida, esta bem “jeitosa”. Recorde-se que estamos a falar de uma corrida de estrada e não de uns “Trilhos dos Abutres”, daí alguma relatividade da inclinação da subida !!

A seguir ao 2º quilómetro começa-se a descer e tem de se aproveitar para recuperar algum do tempo perdido e, assim se vai mantendo o registo até ao 6º quilómetro.
Do 6º ao 9º quilómetro, que é o caminho até ao quartel de Leiria e respectivo retorno, a dificuldade não é significativa.

Todavia, a partir do 9º quilómetro e até à meta, são 1.400m sempre a subir! Mas já com o cheiro da meta no ar, dá-se o “tudo-por-tudo”, chegando ao final com os batimentos cardíacos no vermelho e, até com a vista um pouco turva.
No final, a maioria dos participantes das provas foi ficando por ali, aguardando a cerimónia da entrega dos prémios, havendo no ar um genuíno ambiente de festa.

A entrega dos prémios aos respectivos vencedores teve a ilustre presença do Sr. Presidente da Câmara de Leiria, o Dr. Raul Castro (não, …não é o irmão do Fidel Castro), bem como do Sr. Presidente da Junta de Freguesia da Barreira (e esta,… veio-me à memória aquele sketch do Herman, “eu é que xou o pprrresident…”).
O vencedor foi o atleta do AC Vermoil, Bruno Gaspar, com 35m01s, em 2º ficou o atleta da casa, Jorge Aires, com 35m22s e, em 3º lugar, Jorge Marcelino do ID Vieirense, com o tempo de 36m38s.
Pódio masculino

Nas senhoras  ganhou a atleta da casa, Carina Matias, com o tempo de 42m55s, seguida de Dionilde Costa do AC Vermoil com 49m12s e, em 3º lugar, Salete Guarda da Juventude Vidigalense com o tempo de 51m04s.
As vencedoras Seniores
 
O pódio das Veteranas
 
Para rematar estas linhas, quero felicitar o Clube de Atletismo da Barreira pela organização desta prova, que diga-se em abono da verdade esteve impecável e, está provado  também, que este clube e estas pessoas  são tão boas a organizar quanto o são a correr!!
Em termos pessoais, a prova acabou por correr melhor do que o esperado, tendo feito os 10,4km em 44m37s, 73ª posição da geral.
 

Bem hajam e até para o ano!

6 comentários:

  1. Respostas
    1. Thanks! Devagarinho e tal...
      Nestas provas de estrada aparecem muitos clubes regionais, com atletas vindos do futebol e que têm muita velocidade. Para mim, ficar a meio da tabela já é uma vitória!
      Vais à MM da Figueira da Foz?

      Excluir
    2. Acho que não ! Não me sinto em forma... estas semanas lesionado, puseram-me no mínimo 15 seg/km mais lento

      Excluir
    3. Bem, não podes é deitar a perder a recuperação! Podemos combinar uns treinos, nivelados por mim, que mesmo assim sou o mais "calmo"! O Paulo A. conhece uns trilhos na Serra da Freita, que já não fica aí muito longe aí de vocês (ou estão no GPSies, não percebi bem)

      Excluir
    4. Serei o vosso travão de mão :)

      Excluir
    5. Tá bem, tá bem...veremos pois quem é o travão...

      Excluir