quinta-feira, 4 de julho de 2013

Leiria tem mais encanto (às quartas-feiras)!


Ontem uma vez mais, houve a corridinha das Brisas do Liz, em Leiria!
Tal como na semana passada, a Praça Rodrigues Lobo estava repleta de gente, que optou por vir para a rua correr ou caminhar, em vez de ficar em casa frente à TV a “embrutecer” com as aventuras da Fany ou com Big Brother (versão ainda mais xunga) do governo deste país!

Leiria - Praça Rodrigues Lobo, 03 de Julho de 2013, 21h30
Desta feita não houve sessão de aquecimento orientada (sessão de zumba, na passada semana), mas não me pareceu por isso haver menos entusiasmo no ar!
Os grupos disponíveis para aderir, eram novamente, a caminhada, a 1ª corrida, a corrida intermédia e a corrida rápida. Como tinha escrito anteriormente, a corrida rápida faria cerca de 10 km em uma hora.

A informalidade desta iniciativa é talvez a parte que mais aprecio. Os guias de cada grupo têm um balão de cor própria, e o que há a fazer, é uma opção e, seguir o guia. Nem inscrições, nem papelada, nem pagamento,…nada. Simplesmente escolher e correr.
Pode parecer um pouco estranho chamar a uma corrida “Rápida”, com apenas 10 km em uma hora, contudo há que referir que é um constante sobe e desce, de rampas e escadarias, e por outro lado, o espírito é de diversão e não de competição.

Vejo por lá muitos(as) atletas que “dão cartas” no panorama do Trail nacional bem como nas provas de estrada, tanto por cá, como até nas maratonas em Espanha.
As principais equipas de Leiria que conheço dos Trails, marcam sempre uma presença de peso nas Brisas do Liz; o NEL Pé d’atleta, o CA da Barreira e os OFFTel Runners, conferindo uma excelente dinâmica aos grupos.

Numa conversa no início da corrida com um colega que esteve no Ultra da Serra da Freita no passado fim-de-semana, trocaram-se algumas impressões acerca daquela prova, que ele concluiu em 13 horas e tal!
Tenho acompanhado desde sábado o Ultra da Freita, primeiro com as notícias em directo e depois com o rescaldo nas redes sociais, ficando-me a ideia de que será uma empreitada para além dos limites humanos. Da última vez que consultei as classificações, havia 154 chegados e 120 desistências! Uma enormidade!

Os relatos no Face e em alguns blogs apontavam para as temperaturas escaldantes que se fizeram sentir, bem como das dificuldades técnicas de algumas passagens, motivando algumas quedas dos atletas.
Mais uma vez venceu o “Super” Luís Mota, voando os 70km da prova em 9 horas e 41minutos!

Os últimos a conseguir terminar, fizeram-no em 19h 55m!!!
Também deu para tirar algumas conclusões do que se tem escrito acerca da Freita, nomeadamente da falta de preparação de muitos atletas que se metem em tais aventuras. Para se meter em Ultras deste tipo não basta ter vontade, muita vontade,.. comprar sapatilhas e relógios caríssimos, géis XPTO, gastar uma pipa de massa em mensalidades de ginásio, personal trainners, etc., …o que é mesmo fundamental é treinar, treinar muito,.. “meter” quilómetros nas pernas, ..muitos quilómetros….

É por isso que tenho refreado alguns impulsos de ir de cabeça para estas “Bestas”! Já nos Trilhos dos Abutres(47km) tive uma amostra “do que é bom para a tosse”! Apesar de não ter atingido a exaustão ou ter tido qualquer problema de maior, ainda assim andei por lá mais de 9 horas!
Portanto, primeiro há que treinar,…treinar muito… e depois logo se verá!

Bons treinos e bom fim-de-semana!

4 comentários:

  1. Um grande amigo meu diz-me mais ou menos assim: "começas a correr e tens, pelo menos dois anos pela frente só a rolar... Sem stress de tempos, simplesmente a rolar, meter os tais quilómetros nas pernas. O objetivo é treinar o mais tempo possível a um ritmo moderado. Passados dois anos logo voltamos a conversar..."

    Bons treinos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo! Há que dar tempo ao tempo! E correr...
      Bom fim de semana!

      Excluir
  2. Ora nem mais, aquilo não é "só" a distância como muitos pensam - como diz o Moutinho, esta é a único prova "extreme" em Portugal. Nem sabes a vontade que eu tinha em fazer a Freita...depois da Ultra da Geira, tive várias pessoas a incentivar-me a ir à Ultra da Freita...ainda vacilei na decisão, mas depois o bom senso imperou e, embora esteja deslumbrado com os relatos que ouço e leio, sei que foi a decisão mais acertada...tenho outros objectivos para este ano...a Freita gostava de a fazer, mas devidamente preparado (se é que é possível saber se estás preparado para aquilo ou não). Um dia vou faze-la..
    Abraço e boas Corridas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dos efeitos da internet é que lemos os relatos, muitas vezes bem redigidos, com belas fotos, e começam a germinar ideias audazes!
      Não é que seja mau, até porque devemos tentar ir sempre um pouco mais além daquilo que julgamos ser capazes. A grande questão é que por vezes tentamos ir MUITO além dos nossos limites, e aí não há alternativa, ou temos o trabalho de casa bem feito, ou estamos fritos!
      Ainda nos vamos encontrar na Freita um dia destes, está visto…
      Abraço e bons treinos!

      Excluir