segunda-feira, 15 de julho de 2013

Sunset Trail de São Pedro de Moel


Foi neste sábado o “Sunset Trail” de São Pedro de Moel.


Uma das Dunas "malditas"
Organizado pelos OFFTel Runners de Leiria, teve início e fim no centro do Lugar, sendo o resto do percurso  corrido na mata nacional do pinhal de Leiria. Apenas já perto do final se viria à zona da praia para um passadiço de madeira e um pouco de estrada.

A zona florestal é constituída por dunas não muito altas e já se previa que houvesse zonas de areia solta. Na informação disponibilizada pela organização falava-se em 1 km de areal de praia, sendo o restante, caminhos de pinhal com um ou outo aceiro de areia solta no máximo de 3 km, o que convenhamos, numa distância de 21 km não seria nada de especial.

As surpresas começaram com uns emails da organização na semana anterior à prova, classificando a prova como TC/MD (Trail Curto/Muito Difícil).

Estranho, como seria possível inventar um Trail "Muito Difícil" naquela mata?

Paulo Amaro, ainda fresco...
Estava também anunciado que o levantamento dos dorsais terminaria às 15h00, portanto duas horas antes do início da corrida!! Nestes e-mails eram também advertidos os participantes das n+1 situações que poderiam levar ao impedimento da participação ou à desclassificação, num tom que não é muito habitual em eventos desportivos “a brincar” ou seja, onde os participantes vão com a intenção de passar um bom bocado e de se divertirem. Mas enfim, talvez o tom tenha sido mal interpretado por mim, que também ando a precisar de férias…

Bom, por volta do meio dia, levantaram-se os dorsais, refira-se que a  t-shirt é muito gira, e fomos até à Marinha Grande almoçar um Mac.

De regresso a São Pedro de Moel, houve tempo para uma tarde de explanada, uma vez que faltava ainda muito tempo para o início.

Perto da hora H, efectuou-se o controlo dos chips e, finalmente, deu-se a partida.

Logo nos primeiros metros da corrida ,desceu-se ao areal da praia, onde se fizeram uns metros (200 ou 300) pelo meio dos banhistas, que por sorte não eram muitos, saindo de imediato para uma breve passagem por alcatrão e, entrando logo em zona de dunas e floresta.
Caminho na floresta

O primeiro contacto com as dunas de areia solta não é muito agradável visto que a progressão é lenta e muito exigente em esforço. Mas tudo bem! A organização tinha anunciado que o percurso em areia solta não seria muito extenso!

A temperatura não estava alta, todavia o tempo estava abafado e dentro da floresta não corria muita aragem.

Bom, lá íamos tentando correr, com os pés sempre a afundar na areia, esperando que finalmente começasse terreno mais duro que não exigisse tanto esforço.
Duna com "tudo o que é bom", inclinação brutal e areia solta...

Passaram-se 2km, 3km, 4km 5km,….., e nada! Era sempre mais do mesmo! Dunas e mais dunas, caminhos Corta-fogo sempre em linha recta onde, no topo de uma duna se avistavam dunas e mais dunas, fazendo lembrar uma montanha russa, tipo carrossel,.. Sempre em Areia Solta!

O vocabulário mais ouvido nesta altura é impróprio para ser aqui reproduzido e, se o pessoal da organização teve algum sintoma esquisito, tipo comichão em algumas partes do corpo ou desarranjos intestinais, foi com certeza devido às muitas pragas que iam sendo vociferadas pela malta durante a corrida.

Nas dunas mais íngremes, por cada passo que se subia, deslizava-se meio metro para trás, depois na fase da descida atingiam-se velocidades vertiginosas, com passadas de vários metros, como se estivéssemos num planeta sem força da gravidade!!

A areia que ia entrando nas sapatilhas começava a ocupar espaço vital para os dedos, sendo necessário parar umas quantas vezes para “despejar” essa carga indesejável.
Entrada na ribeira, para juntar água à areia das sapatilhas. Só faltava cimento, como dizia um  camarada que seguia próximo...

Os abastecimentos no entanto eram excelentes, havendo até pastéis de nata ao km 14, bem como umas mini’s para elevar os espíritos mais abatidos!

Quando chegámos à zona da praia, onde se faria o resto da distância em passadiços de madeira ou alcatrão, já não haviam grandes reservas de energia disponiveis, alguns atletas inclusivamente iam a caminhar.
Passadiços de madeira

Recordo-me de um camarada que ultrapassei no parque das merendas (a 1 km da chegada!) a quem perguntei se precisava de alguma coisa ou se estava tudo bem, e ele lançou-me um olhar vago, alucinado e distante, articulando qualquer coisa como um “ok” pouco convincente…
Passadiços de madeira, já perto do fim

Na meta estava a grande Rosa Mota a dar as boas vindas aos atletas de ocasião, o que nos fez esquecer todas as arrelias acumuladas durante a prova!
P'á posteridade

 A táctica da equipa do PelaEstradaFora foi a habitual, até porque tem dado resultados muito positivos. Assim, a classificação da equipa foi a seguinte:

Pos.
Dorsal
Nome
Equipa
Tempo
Tempo+
60
133
Paulo Amaro
PelaEstradaFora
02:10:10
00:31:55
126
145
Paulo Oliveira
PelaEstradaFora
02:25:34
00:47:19

 É objectivo ter mais atletas na equipa, para ser possível por exemplo pontuar nas provas, todavia, a crise que o país atravessa também se reflecte nas nossas contas, não permitindo ir ao mercado fazer novas contratações J
Os vencedores foram:
Homens:
Pos. Dorsal Nome Equipa Tempo Tempo+
1 253 M. Angelo A. C. Vermoil 01:38:15 00:00:00
2 110 João Ginja N.A.Z.Abobada 01:42:01 00:03:46
3 106 Telmo Silva A.M.Atibá 01:44:23 00:06:08


Pódio masculino

Senhoras:
 
 
 
Pos.
Dorsal
Nome
Equipa
Tempo
Tempo+
1
77
Cristina Ponte
OFFtel runners/JV
01:57:45
00:00:00
2
147
Sara Brito
CA Barreira
02:09:26
00:11:41
3
236
Raquel Carvalho
OFFtel runners/JV
02:09:37
00:11:52

Pódio feminino
Concluiram 306 atletas.
No fim um duche de água fria para retemperar os músculos e um excelente momento de convívio com um lanche ajantarado de sandes de porco-no-espeto e imperial (e mais duas ou três natas, que estavam deliciosas!)
Tendo em conta tudo o que se passou, tomámos a decisão IRREVOGÁVEL de “Não voltar ao Sunset Trail de São Pedro de Moel antes de 2014”!

Parabéns à organização e a todos os participantes da corrida e da caminhada!

11 comentários:

  1. Pronto, assim já fico com menos inveja de não ter ido a essa prova... ;) Afinal era praticamente uma Meia Maratona de areia e ninguém vos avisou!
    Mas olha que eu também disse que não voltava ao Almonda e era irrevogável, mas hoje em dia a semântica está a mudar... :)

    Parabéns, apesar de tudo, espero que tenha sido um final de tarde bem passado!

    Bjs e boas corridas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, a esta distância de apenas dois dias, até parece ter sido divertido!
      Por outro lado, já não devem repetir a prova em 2013, daí não correr o risco de faltar à palavra :)
      Fora de brincadeira, é uma prova a não perder em 2014!
      (vá lá, .. um cadito menos de areia solta, p.f....)
      Bjs e boa semana!

      Excluir
  2. Parabéns aos Paulos...isso é que foi uma empreitada. Valeu aí os comes e bebes (natas..nhamm), e a foto pá posteridade claro - ainda não apanhei a Rosa Mota a jeito para uma foto comigo - é tão simpática e simples não é? Um espectáculo a senhora.
    A v/ equipa só aceita gajos que se chamem Paulo? Assim realmente fica mais difícil :)
    Aquele abraço...qual é a próxima?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carlos! Acho que esta prova não era indicada a quem quer perder peso! Só à minha conta foram duas sandes e quatro pastéis de nata (um no abastecimento e três no fim!).
      A Rosa Mota é de facto uma grande senhora, de grande simpatia e simplicidade também!
      Quanto à equipa, as contratações são uma questão de €€; já pensámos ir à ex-Jugoslávia sondar o mercado... :)
      Um abraço!
      (a próxima é o UTNL Óbidos a 3 de Agosto, tb vais?)

      Excluir
    2. Eu acho que nós os dois não nos íamos dar bem...acho que seria luta a mais pelos doces (e tb pelos salgados)..não sei não...além disso não me chamo Paulo :)
      Ex-Jugoslávia acho muito bem...se esperarem mais uns dias, vá lá uma ou duas semanas, vão ter ali para Lisboa uns 2 ou 3 que vão ser dispensados e que vão precisar de manter a forma...
      A Óbidos não vou (com muita pena minha - gostava mesmo de fazer essa, está na minha lista de prioridades mas a data não é grande coisa...férias, família....vai ficar para uma próxima).
      A minha próxima por acaso é um trail...Pampilhosa, 19km no dia 17 de Agosto (um sábado à tarde)..vais a essa?
      Aquele abraço

      Excluir
    3. Esqueci-me de uma coisa.....nunca fizeste a Meia Maratona de Viana? É pá, se gostas de doces tens que lá ir....Pastelaria Natário....bolas de Berlim...aiiiii meu Deus...
      A corrida é só uma desculpa para lá ir....meados de Janeiro...é um must!!! Dá uma vista de olhos nas últimas fotos....que tal?

      http://www.papakilometros.blogspot.pt/2013/01/agora-e-oficial1h33min03s-na-meia.html

      Excluir
    4. Pode ser que no contentor que chegou a Lisboa vindo da Sérvia venha algum atleta que saiba pelo menos correr :)
      A 17 de Agosto já estarei eu de férias! Se fosse na Pampilhosa do Botão ainda era equacionável, mas na Pampilhosa da Serra já se torna mais difícil...
      A Meia Maratona de Viana tem muita tradição, quem sabe um dia...
      Abraço!

      Excluir
  3. Já tinha lido sobre esta prova , e pela tua "cronica" é daquelas que ía gostar muito de tentar "acabar" :) , fica no calendário para o ano , se houver claro :)

    ...o "ponto" que referes do ""eventos desportivos “a brincar”" , realmente tambem tenho reparado , á provas que parece que é "apenas" um passeio e um agradável tempo passado na natureza , mas depois torna-se numa "competição" , mais ou menos "feroz" , não sei se do ar das "matas" e serras ou lá o que é , á pessoal que depressa esquece o "convívio" e a coisa torna-se mais "seria" , para mim que vou sempre sozinho , perde logo metade da graça :) , mas pronto , acho que tambem faz parte deste "desporto" !!

    e parabens pelo resultado :)

    bons treinos e melhores provas :)

    Artur B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que repitam no próximo ano!Tirando a parte talvez excessiva de terreno arenoso, parece que esta prova tem pernas para andar (ou para correr!).
      Julgo que não vais dar por mal empregue o tempo de vir a esta prova.
      Quanto ao resto, o que importa mesmo, é o convívio e o prazer da corrida!
      boas corridas!

      Excluir
  4. Eu tenho uma grande paixão por S.Pedro de Moel e quando vi que havia esta prova fiquei cheia de pena de não poder ir.
    Com mais treinos em areia para o ano não me escapa ;)
    Boas corridas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isa! Será uma boa decisão! Vale bem o esforço!
      Bons treinos para a Maratona!

      Excluir