terça-feira, 23 de julho de 2013

Treino Red Cross Trail



Red Cross Trail, é uma corrida de trilhos, organizada pela Delegação da Cruz Vermelha de Maiorca, Figueira da Foz em Outubro.

Nas edições até ao ano passado, tem tido início na Praia de Quiaios, passando pela Serra da Boa Viagem, indo variando o percurso em direcção a Maiorca onde terminava, de modo a produzir duas distâncias, uma de meia-maratona e outra de maratona.

Em 2013 a prova terá início e fim no mesmo local, ou seja, na colónia de férias da GNR da Praia de Quiaios.

Esta alteração, deverá conferir à prova, características mais técnicas em detrimento dos caminhos e estradões “corríveis” da parte final das edições anteriores.

Na página oficial do evento no Facebook, foi lançado o convite para um treino conjunto seguido de almoço, a fim de calcorrear alguns trilhos por onde provavelmente se irão desenrolar as provas de 21km e de 42km.

A informalidade de inscrição era total, havendo apenas que informar se se desejava almoçar, a fim de se fazerem as respectivas compras. A conta seria a dividir pelos aderentes ao almoço. Para quem pretendesse apenas correr, bastaria aparecer junto às piscinas da praia, no Domingo pelas 9h30!

Pelotão inicial
Mais ou menos à hora marcada partimos em direcção à serra, num grupo de perto de 20 atletas.

O ritmo foi sempre confortável (perdoe-me alguém que não seja da mesma opinião J ), até ao ponto (quase..)mais alto da serra, o Miradouro da Bandeira.

Serra da Boa Viagem - Bandeira
Neste local estava um senhor muito descansado a admirar a paisagem, e eis quando chega este pelotão um pouco afogueado da subida de cerca de 5km.

Uma vez que demorámos um pouco naquele local a fim de recuperar o fôlego e reagrupar, estabelece-se conversa com esse camarada, que pergunta logo se também pode ir connosco! É claro que pode, quanto mais melhor! Apenas havia um problema,… tinha vindo de carro (um Mercêdes(zão)) e estava com alguma apreensão em deixá-lo ali abandonado, visto ser um local isolado. Mas o vício foi mais forte e foi buscar umas sapatilhas à mala do carro, calçou-se e seguiu junto com o pelotão!
Pormenor curioso, reparámos que tinha vestido a T-shirt oficial da Maratona de Munique de 2012 e pouco depois ficámos a saber que era um maratonista experimentado, já com diversas participações na Alemanha, onde reside, bem como em Portugal, França e outros países da Europa.

 
 
O gupo final no marco geodésico "Monte Redondo"
 
E assim se passou uma manhã muito agradável e divertida, aguçando o apetite para o Red Cross Trail – 2013 que, ao que tudo indica, vai ser ainda melhor do que em 2012.



Ninguém me encomendou a publicidade, mas recomendo vivamente esta prova, tanto na vertente K21 como na K42.

Eu já estou inscrito na de 42 km!

Boa semana e boas corridas!

10 comentários:

  1. Que belíssimo treino em boa companhia e ainda melhores paisagens...aguçaste-me o apetite...daria para enquadrar na minha preparação para a Maratona do Porto a 3/11 como treino longo, embora o que menos quero é nesta altura ficar 3 ou 4 dias a recuperar do massacre...é muito técnico o percurso? E desníveis?...
    Abraço e boas corridas.
    A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será um belo treino para a maratona do Porto, para mim vai ser! Ou de outro modo, a maratona do Porto será um bom treino de recuperação do RedCrossTrail! Veremos!
      Os trilhos da serra da Boa Viagem são técnicos q.b., mas não são muito difíceis e a altimetria varia entre a cota do mar e o ponto mais alto da serra a 257m, portanto nada de alarmante, significa que será um constante sobe-e-desce.
      Um abraço!

      Excluir
  2. Gostei, não conhecia!
    Porque é que o grupo final é significativamente menor que o inicial? Hmmm.... :)

    Continuação de bons treinos! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Figueira da Foz é uma zona muito bonita, vale a pena visitar!
      O grupo final "encolheu" um pouco porque alguns atletas optaram por não já fazer a última subida. Um ou outro ia ajudar a assar as sardinhas, uma ou outra lesão ligeira, (outros, quiçá já teriam a DDR..), etc....
      Beijos e bons treinos!

      Excluir
  3. Fantástico!! Que privilégio correr em sítios destes!
    Excelente treino!

    Continuação de boas corridas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! Temos um país com condições naturais de excelência para desportos ao ar livre!
      Boa semana e boas corridas!

      Excluir
  4. hummm...agora deixaste-me a pensar seriamente em fazer mais esta aventura :)

    ...como não nesta fase da minha vida não tenho carro , as provas a que vou tenho que ir sempre de transportes , normalmente o comboio , se conseguir transporte e se calhar alojamento , tambem vou aos 42 !!

    só preciso "pesquisar" se de comboio até á Figueira da Foz e depois até á zona da prova é de "facil" acesso , perto e baratinho ;)

    bons treinos

    Artur B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podes ir de comboio até à Figueira na boa! As organizações por vezes têm soluções para pernoitar, não sei se esta também tem. Contacta-os por email ou na página do facebook. É uma zona excelente para trails, não te vais arrepender!
      Boas corridas!

      Excluir
  5. Muito bom! Não existe o percurso em GPX?

    ResponderExcluir
  6. Viva! Coloquei o ficheiro gpx no seguinte endereço:
    https://www.dropbox.com/s/7zw8p9xsd5s0m8t/21-07-2013%2009_29_43_history.gpx

    ResponderExcluir