segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Nazaré 2013


Correu-se este domingo mais uma Meia Maratona da Nazaré, foi a sua 39ª edição

Chamam-lhe a “Mãe” das meias maratonas em Portugal. Foi a primeira meia maratona acessível aos atletas de pelotão.
Diz-se também que teve um papel importante na democratização das corridas de estrada. Parece-me que é bem verdade!

Fazendo as contas, há 39 anos atrás, o país vivia o período revolucionário em curso; o povo português tinha-se livrado do manto de escuridão que durante mais de 40 anos havia tolhido a sociedade portuguesa.
Com a chegada da liberdade havia agora espaço para quase tudo, inclusive para organizar corridas na rua, com acesso até às senhoras!!!…

Nos dias de hoje pode parecer um pouco estranho, mas pensando bem, após várias gerações amordaçadas pelo regime, todo aquele entusiasmo era mais do que justificado!
Numa análise estritamente pessoal, causa-me alguma estranheza que esta iniciativa tenha surgido num meio relativamente pequeno como a Nazaré. Não tinha a massa populacional de Lisboa ou do Porto, ou mesmo uma tradição de iniciativa empreendedora mais característica do norte litoral. Em termos futebolísticos por exemplo, não me recordo de qualquer clube de primeira divisão naquela zona! Talvez Leiria e não há muito tempo…

Não conheço bem a história da Meia da Nazaré mas suspeito mais de uma iniciativa individual ou de um pequeno grupo de entusiastas aguerridos, que terão dado corpo a esta ideia! Perdoem-me se estiver a cometer uma injustiça ou se nada de isto corresponder à verdade. É uma opinião pessoal, só isso.
Pessoalmente “descobri” a Nazaré a partir de 2007/08, quando fui morar para Leiria. Conhecia já anteriormente esta bonita terra mas, apenas de passagem.

Calhou também ser a primeira prova de atletismo em que participei, em 2011.
Nesta primeira participação, tinha objectivos muito modestos: Chegar ao Fim, preferencialmente pelo próprio pé J!

Tinha feito a distância apenas uma vez em treino, com o colega Paulo Amaro, sendo o Samuel a marcar o passo nesse treino (era o único que possuía um relógio com GPS) e que já tinha umas quantas participações Meia da Nazaré bem como noutras meias maratonas.
A prova de 2011 correu bem, visto que terminámos pelo próprio pé, tendo chegado à meta debaixo de uma chuva diluviana, que selou o baptismo nas corridas!

Este ano não estava com muita certeza de poder participar na Meia Maratona da Nazaré. Como ia à Maratona do Porto apenas uma semana antes, era bastante optimista poder recuperar em tão pouco tempo. Era mais do que previsível trazer um valente empeno da capital do norte.
De facto nunca uma corrida me tinha deixado tantos sinais de cansaço, ácido láctico e dores musculares. Exceptuo o caso do Red Cross Trail de 2012 onde contraí uma lesão num joelho, mas que obviamente pertence à categoria das lesões e não de fadiga.

Bom, chegado ao dia e, visto que estavam reunidas as condições mínimas para participar, lá rumei para a Nazaré.

Os "irmãos Olibeirinha", Sam e Paulo com o Paulo Amaro
Tinha combinado encontrar-me com o Samuel e com o Paulo Amaro que vinham de Anadia, para tomarmos o café da praxe.
Na zona da partida o ambiente era de festa. Não se “via” tanto nervoso miudinho como no Porto há uma semana atrás.

Para dar a partida está a habitual madrinha da prova, a grande Rosa Mota, desta vez acompanhada pelo mais mediático nazareno da actualidade, o surfista americano Garret McNamara!

Momentos antes da partida
A partida é dada às 11h00 pelo Garret  McNamara.
Começa a 39º Meia Maratona da Nazaré!

Corre-se a bom ritmo.
Tinha-me mentalizado que não iria forçar o ritmo e que apontaria para um tempo superior a 1h45m.

Tretas! Dada a partida, logo esqueço as promessas feitas a mim próprio e largo a correr como se tivesse assaltado um banco! 

Passagem pelo 1º controlo
O sol está quente e agreste.
Valem-nos as esponjas de água disponibilizadas nos abastecimentos. Coloco o Buff na cabeça e espremo-lhe duas esponjas em cima. O Air Conditioning dos pobres J

Os sinais no corpo trazidos da Maratona do Porto continuam bem presentes; as dores nas pernas acompanharam-me durante toda a semana e agora sob esforço vão aumentando, obrigando a uma gestão psicológica mais refinada!
Acabo por baixar de ritmo gradualmente.

A subida da ponte nova é feita com muito esforço e a ritmo baixíssimo.
Compenso na descida onde alargo a passada e recupero um pouco do prejuízo.

Após o retorno nota-se algum vento em sentido contrário, mas nada comparável com o ano passado.
Ao entrar na avenida marginal olho para o relógio e vejo que ainda é possível baixar da 1h40m; “meto uma mudança abaixo” e ligo o segundo carburador…

Termino com 1h39m55s! Mesmo à justa!  “I love it when a plan comes together” como diria o Hannibal do A-Team.
Está concluída a minha terceira Meia Maratona da Nazaré.

 
Agora vou descansar um pouco no que respeita a provas.

Regresso aos treinos calmos, sem a pressão de logísticas complicadas, receios de lesões, etc., apenas treinar à medida do que apetecer.
Próxima etapa: Trilhos dos Abutres, versão XL

Ficar bem e boas corridas!

10 comentários:

  1. Muitos bom! Fazer uma meia em menos de 1h40 uma semana após uma maratona também ela muito boa é efectivamente um grande feito! Adorei a parte do esquecimento das promessas... também me está sempre a acontecer o mesmo. A adrenalina da partida é sempre mais forte que o bom senso...
    Boa recuperação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correu bem! Mas o objectivo (sensato) era de fazer a prova bem mais devagar. Como tu dizes e bem, é a adrenalina que toma conta de nós! Eh Eh..
      Abraço e bons treinos

      Excluir
  2. Eu fico sem palavras!!! 1.39 uma semana depois duma Maratona?!?!?!?
    Eu bem vi que ias a descer bem lançado! :)

    Força para mais e bom descanso para agora :)

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aquele ambiente de festa motiva-nos a correr. Gosto muito desta prova como se nota. Quando nos cruzámos ia bem lançado porque era a descer Eh Eh!!
      Os 4 ao Km também estiveram muito bem, parabéns!
      Um abraço

      Excluir
  3. Falando nas promessas, faz-me lembrar quando se combinava no café , uns treinos de bicicleta dureza e no dia seguinte toda a gente se cortava...
    O efeito da cerveja já tinha passado hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois...a bebida isotónica de cevada era muito traiçoeira :) Mas ainda assim, combinaram-se muitas coisas nessas condições que depois se levaram avante! :) Tempos passados...

      Excluir
  4. Parabéns, empenos desses são bons! ;)
    Versão XL dos Abutres? Vai ser uma bela prova.
    Beijinhos e boa recuperação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diria que são empenos saudáveis (masoquismo?!)
      Quanto aos Abutres, tenho umas contas a ajustar com esta prova...
      Beijos e boas corridas (Trail do Zêzere não é?)

      Excluir
  5. Uma semana após a maratona do Porto e fazes esse tempo? Sim senhor!
    Eu gostei de ir conhecer esta prova que está na história do atletismo português. Felizmente diverti-me bastante e passei um optimo dia.
    Força para os Abutres!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tempo nao foi mau de todo, até fiquei satisfeito. De qualquer modo ia à Nazaré, nem que fosse para fazer em 3 horas! Gosto muito desta corrida!
      Beijos e bons treinos!

      Excluir