quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Treino de Fim de Ano e um “ Jaguar Test Drive”


O final de 2013 chegou e dado ter o dia livre, houve lugar a um treino na Serra da Boa Viagem – Figueira da Foz, com o colega de corridas e de equipa Paulo Amaro.

Serra da Boa Viagem - Figueira da Foz

 Treino muito bom apesar de os trilhos da serra estarem bastante “pesados” e escorregadios, devido às recentes chuvas.
Trilho enlameado e encharcado
Com a aproximação dos Trilhos dos Abutres já em Janeiro, este tipo de treinos até vem a calhar, uma vez que na prova de Miranda do Corvo - Lousã, as principais dificuldades serão de carácter técnico, com muitas situações de subidas e descidas com pouca ou até nenhuma aderência, quedas mais do que prováveis, sendo conveniente alguma habituação a estas dificuldades.
Pausa para abastecimento
Outro motivo de interesse do treino foi a estreia de novo calçado, igual para ambos, um modelo chamado Jaguar, proveniente de uma conhecida rede nacional de lojas de material desportivo. Por acaso, esta marca patrocina o mais conhecido Ultra Trailer português, Carlos Sá!

Bom, a SAD do PelaEstradaFora tem o prazer de comunicar que conseguiu obter um desconto directo de 50% no referido modelo, sendo este desconto extensível a todos os leitores deste Blog que assim o pretendam, bastando para isso dirigirem-se a estas lojas munidos de 40,00 €, até final de Fevereiro! Atenção porque já não há todos os números em todas (2) as cores J

Quanto às sapatilhas propriamente ditas, passaram no teste com distinção, mostrando boa capacidade de protecção da sola Vibram® bem como na zona da biqueira, boa aderência em todos os tipos de piso. São também relativamente leves e deixam sair bem a água do interior.

Esta última característica pode parecer um pouco estranha, uma vez que todas as marcas apostam muito em modelos impermeabilizados para o inverno. O oposto, portanto!


Sapatilhas a mostrar o que valem
Para quem anda nisto dos Trails, sabe que ao longo das provas andamos muitas vezes com água por cima dos tornozelos e que não há Gore-Tex® que lhes valha. Portanto, o importante é depois a água poder sair sem dificuldade!

Como pontos mais discutíveis, parece-me que o amortecimento no calcanhar não será dos mais eficazes para pesos próximos dos 80 kg, e ainda alguma falta de altura do tecido na parte anterior do sapato, podendo facilitar a entrada de pedras nessa zona. Verdade seja dita que nos 18 km de hoje, tal não aconteceu com nenhum de nós.

Parece-me uma boa alternativa para quem corre em zonas muito pedregosas, necessitando de protecção inferior, frontal e boa tracção. Este modelo tem algumas semelhanças de concepção com as famosas La Sportiva Raptor.

Em jeito de balanço do ano, há a contabilizar 2.509 km corridos, 242 de bicicleta sobretudo em Btt e, em natação não fiz registo mas será muito pouco.


Mensal de 2013
Na corrida foram 11 provas de Trail e 5 de estrada, com destaque para a Maratona do Porto.

Provas de 2013

Os quilómetros corridos seriam suficientes para ir de Lisboa a Berlim e ainda sobravam 200 (sei que a escolha de Berlim não é muito feliz, mas não há tempo para uma busca mais refinada J)

Muitos momentos inesquecíveis, novos amigos, novos locais, paisagens incríveis, enfim, tudo muito bom.
Lesões foram algumas, embora relativamente simples de curar. A lesão mais grave mesmo assim, microrroturas nos gémeos, deixou-me sem poder correr quase duas semanas em Maio.

Balanço positivo para 2013
Desejo-vos um bom ano de 2014 e que este traga óptimas corridas!


6 comentários:

  1. Parabéns pelo 2013 e que venha um excelente 2014

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado e igualmente! Que 2014 seja um bom ano para todos!
      Um abraço

      Excluir
  2. Grande ano...parabéns. Que 2014 seja no mínimo tão bom como 2013.
    Abraço e até aos Abutres

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado e um bom ano para ti também! É para manter o ritmo em 2014!
      Vamos treinar! Os abutres não terão um banquete com os nossos restos :)
      Um abraço

      Excluir
  3. Bons kms em 2014, logo a começar bem com os Abutres! :)
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado e igualmente, desejo-te as maiores felicidades,desportivas e pessoais!
      Bjs

      Excluir