sexta-feira, 4 de abril de 2014

Março 2014


Balanço de mais um mês de corridas 
Um mês quase normal em quantidade de quilómetros.
Trilhos é que nada! Opção pessoal que vai durar ainda mais uns tempos. Até lá é só passadeira e estrada!

A bicicleta também tem estado de repouso. A última vez que foi vista estava na garagem, perdida no meio de “cenas-que-se-guardam-porque-fazem-muita-falta”, (leia-se “Tralhas”).
O mês de treinos iniciou-se com um treino de 30 quilómetros pelo vale do Liz em Leiria. O ritmo foi razoável, o tempo estava ideal, sem frio nem calor, apenas uns pingos de chuva mas sem incomodar muito.
O problema é que quando o corpo arrefeceu surgiu uma dor no pé direito, na zona exterior no tendão de Aquiles e que, limitou um pouco o andamento durante duas semanas.

De facto, algumas pessoas são mais propensas a lesões do que outras. Conheço malta das corridas que nunca se lesionaram, enquanto outros, como eu próprio, “arranjam” lesões por Dá-cá-aquela-palha. Por vezes sem razão aparente ou causa objectiva!
Destaco também em Março os treinos efectuados em estradão florestal na zona entre Figueira da Foz e Praia de Mira, por onde vagueio aos fins-de-semana.

Esta zona é quase absolutamente plana, todavia estes percursos  têm peculiaridades muito interessantes uma vez que são constituídos por conjuntos de linhas rectas com vários quilómetros.
Assim, o principal desafio é ao nível psicológico. Chega-se a correr durante uma hora e até mais sem vislumbrar o fim da estrada.

É caso para dizer que ando a fazer boa justiça ao título do blog. Sorte que, na altura em que criei este espaço andava a reler um conhecido livro de Jack Kerouac J
Talvez possa não parecer nada de especial para quem nunca tenha corrido por sítios do género mas, mas na verdade surge com facilidade a vontade de desistir, de parar, de fazer uma pausa, etc..

Este treino psicológico é essencial para quem como eu, quer fazer maratonas com um treino base muito pequeno. Na ordem dos 200km/mês.
Assim, aprendemos a lidar com o turbilhão de pensamentos negativistas que surgem (no caso pessoal) aos 33-35km, quando já todas as partes do corpo se negam a continuar com aquele non-sense, e ainda assim, conseguir chegar ao fim da corrida!

Assim vão sendo as coisas por estas bandas!
Ficam umas fotos para colorir a página…

Boas corridas!


Estradão florestal da Praia da Tocha
 
Estradão florestal da Praia da Tocha - Antiga casa da Guarda Florestal
 
 
Estrada florestal da Praia da Tocha
 
Treino de 15 de Março
 
 
Treino de 16 de Março


Treino de 29 de Março.

8 comentários:

  1. Força para um Abril com muita estrada fora :)

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Nada mal, esse teu Março...eu detesto rectas longas...bem, gosto menos...exactamente pelos motivos que mencionas.
    Abraço e boas rectas :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O treino psicológico também faz falta! Tenho visto estoiros monumentais nas corridas, em pessoal que até treina bastante. No entanto, por vezes falta aquele "embrutecimento" cerebral para prosseguir quando as forças já acabaram...
      Um abraço

      Excluir
  3. Belo balanço. O meu mês de Março foi miserável.
    A preparação da "festa das areais" deu cabo de qualquer plano de corrida.
    Ou entro rápido nos eixos ou estou feita.
    Bons treinos! Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom...a preparação de uma Ultra como essa, deve ser uma coisa muito séria! O peso da mochila tem de ser calculado à miligrama...Desejo os maiores sucessos à "equipa"! Beijinhos

      Excluir
  4. O balanço de março não parece nada mau.

    Força para um abril melhor, com mais kms e que as lesões se mantenham à distância.

    Abraço

    Fernando Varela

    ResponderExcluir