sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Maratona do Porto 2015


Corri no passado domingo dia 8 de novembro a Maratona do Porto pelo terceiro ano consecutivo .

Foi a 12ª edição desta prova.
Para o currículo pessoal é a quinta maratona.
Das cinco maratonas áté agora foi a, em que obtive a pior marca, ficando no entanto dentro dos limites previstos.
O relógio oficial marcou 3h26m32s (chip: 3h25m43s).

Como em todos os casos em que se repetem provas, há a natural tendência a fazer comparações com as edições anteriores, tanto nos aspetos pessoais, como em aspetos da própria prova e respetiva organização.
Mas é melhor ir por partes uma vez que a edição de 2015 teve alterações substanciais que desagradaram a muitos atletas. Eu próprio não vi com muito agrado algumas das alterações, nomeadamente o novo local da partida, “O Queimódromo”!

Assim, na perspetiva pessoal pareceu-me:
Pontos positivos:

·         Paisagem soberba, na zona da marginal, zona da ribeira, passagem da ponte D. Luís, zona ribeirinha de Gaia (mais pela paisagem do que pelo tipo de piso…), etc.

·         Bom apoio do público;

·         Diversas bandas atuando ao longo do percurso;

·         Existência de claques organizadas muito enérgicas com cartazes de incentivo e que “puxavam” muito pelos atletas;

·         Nome próprio no dorsal em vez do apelido como na edição de 2014. Este pormenor levou a que as frases de incentivo viessem mesmo direcionadas aos atletas, o que conta muito quando as forças começam a faltar, e diria até que é mesmo fundamental quando já não há mesmo reservas de energia nenhumas e ainda faltam uns quilómetros para terminar!

·         Bons abastecimentos, com água, gel e frutas;

·         “Decoração” do túnel da Ribeira com ecrãs passando a cena do filme “Chariots of Fire” em que os atletas correm à beira mar;

·         Proximidade do percurso (menos de 5 km) ao Estádio do Dragão

Pontos negativos (sob perspetiva pessoal apenas…)

·         Novo local de partida, pouco amigável, longe do centro, vastidão árida de alcatrão com uma organização do espaço pouco eficaz. Não gostei. Espero que no próximo ano, na impossibilidade de se voltar à rua Júlio Diniz, estudem melhor a gestão do espaço, de modo a ficar mais intuitivo e funcional para os atletas.

·         O novo traçado inicial da maratona é surreal, tantas são as inversões de marcha, retornos, incursões em “becos sem saída”, rampinhas e gincanas. Inacreditável.

·         Zona de banhos. Há apenas um chuveiro no balneário masculino do parque da cidade. É pouco, todavia é mais do que vi em 2014 na maratona de Lisboa, versão rock’n’roll.

·         Ausência da habitual garrafa de Vinho do Porto, edição especial para este evento.

·         Afastamento do percurso (mais de 1 km) ao Estádio do Dragão

Pontos, nem positivos nem negativos J

·         Tempo algo quente, mas ainda assim, melhor do que chuva;

·         Partes do percurso em paralelos (empedrado), o que poderia se resolvido se estendessem uma alcatifa na estrada, ou se, a maratona do Porto fosse noutra cidade, p.ex., em Londres ou Singapura!

Em termos pessoais, a prova correu relativamente bem, tendo conseguido gerir o esforço desde o início.
Todavia, a partir do quilómetro 31, baixei definitivamente o ritmo para os 5 min/km e até final não tive forças para voltar aos registos conseguidos nos quilómetros anteriores.

Não percebi bem o que se passou, não foi uma quebra brutal, mas simplesmente não conseguia correr mais depressa. Na altura associei o facto ao calor que se fazia sentir.
O colega de equipa Paulo Amaro, terminou com 3h33m26s (chip: 3h32m37s) pagando a fatura de um ritmo muito forte até aos 35 quilómetros.

Balanço geral da participação na Maratona do Porto ainda assim muito positivo.
Aguarda-se a abertura das inscrições para 2016 J

Até para o ano!
Classificação da "equipa"

Paulo Amaro

Paulo Oliveira

Visita à feira da maratona  no sábado






Excelente ideia da organização em colocar ecrãs com imagens motivadoras no túnel da Ribeira.

A grande senhora Aurora Cunha, grande dinamizadora e omnipresente em todos os locais deste evento.

Registos da minha prova

Comparativo das minhas participações na Maratona do Porto. Gráfico Ritmo-Distância


Comparativo das edições 2013, 2014 e 2015, por intervalos de 15 minutos. Em 2013 terminaram 2775 atletas, em 2014 terminaram 4044 e em 2015 terminaram 4402 atletas. Note-se que o aumento de participação fez deslocar a curva de 2015 para uma zona mais lenta, ou seja, a maioria dos participantes demora cerca de meia hora a mais do que a maioria em 2013 e 2014. É apenas um dado estatístico, pessoalmente considero positivo o aumento de participação em detrimento dos tempos.










4 comentários:

  1. Muitos parabéns penta-maratonista! :)

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Paulo!
    Isso de deixarem de ofertar a garrafa de Porto está mal! Acabava por ser uma lembrança típica e diferenciadora. E acho que a alteração do local de partida e meta desagradou muita gente.
    No entanto, se para o ano estás lá, é porque o saldo é sempre positivo. :)
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! De facto, a lembrança da garrafa de Vinho do Porto era muito especial. Principalmente por ser o símbolo da cidade no mndo inteiro! Nos outros aspetos, esperamos que no próximo ano sejam corrigidos os pormenores que agradaram menos à "malta", e lá estaremos para confirmar :)
      Bjs

      Excluir