terça-feira, 15 de agosto de 2017

Corrida do Bodo 2017- Pombal

A Corrida do Bodo realiza-se na cidade de Pombal, é uma prova de 10 km, certificada, que tem já uma boa tradição na zona centro do país.
Decorre integrada nas festas da cidade, o que é bom em termos de público.
Pombal - Localização
Assim, há muita gente a assistir que anda por lá, mais por causa das farturas ou dos concertos, do que para ver uns tolinhos a correr☺
Para quem corre no entanto, é um bocado indiferente qual a motivação da assistência, tudo é preferível à falta dela!
Diz-se que a cidade de Pombal foi fundada por Dom Gualdim Pais, Grão-Mestre da Ordem dos Templários, que mandou construir o seu Castelo por volta de 1174, portanto numa época em que a reconquista ainda não era absolutamente tida como permanente e segura, e serviria para um entreposto militar avançado entre Coimbra e Santarém (na realidade há vestígios arqueológicos de ocupação humana mais antiga que remonta ao domínio romano).
Castelo de Pombal

As festas da cidade estão por sua vez, ligadas a uma tradição medieval que, tem que ver com um milagre qualquer , pragas de gafanhotos, colheitas e rezas, como é habitual neste país…
Castelo de Pombal
Nesta edição de 2017, a Corrida do Bodo teve 539 classificados, com a vitória de Rui Pinto do Benfica, com o tempo de 30:11.
O perfil do percurso não é favorável a recordes, uma vez que consiste em três idas e retornos na principal avenida da cidade, sendo que num dos sentidos sobe ligeiramente (é verdade que no sentido inverso desce de igual modo, mas é certo que o desgaste da subida nunca se recupera completamente da descida…).
A “equipa” do PelaEstradaFora esteve representada pelos Paulos, Amaro e Oliveira que mantiveram as performances habituais ☺


Boas corridas!




Depois da corrida, a festa!

Panorâmica da zona da meta


Castelo de Pombal

Castelo de Pombal


Castelo de Pombal

Castelo de Pombal
Paulo Amaro

Paulo Amaro 00:40:37 (Chip)

Paulo Oliveira, à direita, 00:43:11 (Chip)


2 comentários:

  1. Para pena minha, este ano não deu para ir pois gosto muito dessa prova.

    Um abraço e boas corridas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não dá para ir a todas... Quando o calendário se alinha com a agenda ( :)) esta prova é sempre de equacionar, quanto mais não seja pelo ambiente de festa que há na cidade!
      Um abraço e boa preparação para a Maratona do Porto!

      Excluir