segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Fim de ano de 2012

Para encerrar desportivamente este ano, fui dar uma voltinha que já me andava “atravessada” desde o verão!
A “voltinha” teria início na praia da Tocha, ir pela beira mar até à praia de Quiaios, subir a serra da Boa Viagem e, depois, regressar à praia da Tocha, pela floresta ou pela praia.
Nas férias de verão já tinha feito uma corridinha da praia da Tocha a Quiaios e respectivo regresso, sempre pela beira mar, uma vez que conjuguei bem os “timings”, de modo a ir e voltar sempre com maré relativamente baixa.
Hoje a volta começou com 14km à beira mar, chegado à praia de Quiaios fui logo para os passadiços de madeira, que têm uma extensão de cerca de 2km, terminando na Murtinheira.
Abro um parêntesis apenas para assinalar um valente ”espalho” que dei neste passadiço, devido à teimosia de querer correr e tirar fotografias ao mesmo tempo; tropecei numa tábua que estaria mais saliente (ou se levantou para me pregar uma rasteira) e, caí, esfolando uma mão e fazendo um belo dum hematoma num joelho!

 Logo após o fim dos passadiços de madeira começa o caminho da serra, passando pelas pedreiras do Cabo Mondego, Farol costeiro, subida à Bandeira (o miradouro da serra, 250m de cota) e depois, optei por descer logo em direcção à vila de Quiaios, uma vez que começava a chover, já tinha 21km “nas pernas” e ainda outros tantos pela frente.
Bom, o regresso foi feito em ritmo bem mais calmo, não por especial opção, mas porque já ia com poucas forças e pouca vontade!
Estes treinos de “ida e volta” têm a vantagem psicológica de não se poder desistir e voltar para casa por um atalho, uma vez que temos a distância para fazer de qualquer modo (e não há táxis, metros, comboios, por vezes nem rede de telemóvel).
O regresso foi feito por uma estrada florestal, que é uma linha recta com uns 12kms, com a chuva a engrossar e na companhia de um cão que resolveu, me acompanhar (!!).  Espero que consiga encontrar o caminho de volta para casa!
Contas feitas: 41,22km e 4h23m de puro prazer!
Bom ano de 2013 e continuem a correr!

2 comentários: