sábado, 30 de março de 2013

Dia de Longão


Hoje foi dia de Longão, e que Longão!!
Não tinha planeado nada até ontem à noite. O mais provável, seria hoje correr meia hora na passadeira e ficaria então para sábado um treino mais longo.
O trabalho e as viagens diárias, deixam-me um bocado em Low Power no final da semana.

O Tempo também não tem ajudado muito, sempre a chover e a fazer vento, o que, confesso, já me começa a mexer com os nervos…
Ontem à noite, no entanto, ligou-me o Paulo Amaro desafiando para um treino longo, uma vez que no resto do fim de semana já não poderia correr.

Tendo em conta que os Trilhos do Almourol (42 km) são já no dia 7 de Abril, resolvemos então ir habituar o corpo a uma distância mais longa, com um treino com alguma carga quilométrica.
Optámos por uma volta que eu tinha feito no último dia de 2012, cujo relato postei aqui, e que significaria cerca de 40 km de treino.

À  beira mar

Luta contra o vento

 Assim foi,…Iniciámos a corrida na Praia da Tocha, seguindo sempre pela beira mar até à Praia de Quiaios.

A maré estava baixa, pelo que corremos sempre em areia mais ou menos dura e estável. O grande problema foi o vento, que ao soprar forte de sudoeste, prejudicava enormemente o nosso avanço. O esforço era semelhante ao de correr numa rampa bem inclinada!!
A areia projectada com o vento magoava a cara, que era o único sítio destapado do corpo.


Na Praia de Quiaios
Chegados à Praia de Quiaios, km 13, subimos para os passadiços de madeira que acompanham a praia de uma ponta à outra numa extensão de 2km e, no fim, tomámos a estrada de macadame em direcção ao farol da Serra da Boa Viagem.
Praia de Quiaios com a serra ao fundo

A subida da serra foi feita por um caminho que vai directo ao restaurante do Abrigo da Montanha, caminho onde era bem notada a falta de aderência uma vez que chovia e o solo é algo barrento. Para ajudar, eu levava sapatilhas de estrada, de sola bastante lisa.
O restante trajecto até ao ponto mais alto da serra, o Miradouro da Bandeira, foi feito por estrada.

Descida para Quiaios pelo caminho por nós baptizado como, O Caminho dos Calhaus, e por um vale com uns cursos de água bem fortes nesta altura do ano.
Ribeiras da serra
Na vila de Quiaios aconteceu uma coisa de que não estava à espera, o cão que me acompanhou na corrida de 31 de Dezembro, estava novamente na mesma rua e, quando nos viu, “colou-se” logo a nós todo satisfeito da vida e, por mais que o enxotássemos não voltou para trás, antes pelo contrário, corria era sempre muito à nossa frente!!
O cão atleta
 Enfim….pelo menos temos a garantia que já sabe o caminho de volta para casa, uma vez que tinha regressado desde a primeira vez que me acompanhou.

O resto da corrida não tem grande história, uma vez que se resume a uma recta de quase 10 km de estrada florestal, com o alcatrão muito danificado, extremamente aborrecida, monótona e, cuja única utilidade que eventualmente terá, é a de fortalecer a parte psicológica!!
Chegados ao destino, faltava menos de um quilómetro para a distância da maratona, pelo que, com uma volta ao casario da praia, arredondámos para famosa distância.

Que venham então  daí os Trilhos do Almourol, que nós estamos preparados para a luta!!

Boa semana e boas corridas


Resumo

Nenhum comentário:

Postar um comentário