quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Com Óbidos à vista


Com a corrida da Lagoa de Óbidos a três ou quatro dias, há que fazer os preparativos finais e também os últimos treinos.
Ontem, quarta-feira foi dia de mais umas Brisas do Liz Night Run, uma óptima oportunidade de testar a luz frontal que estará de serviço no sábado, durante muitas horas.

Quanto às Brisas do Liz, fiquei com a impressão que terá sido um dos dias com maior participação até agora. Era literalmente “um mar de gente” pelas ruas de Leiria. Uns a caminhar e outros a correr, devagarinho, mais depressa ou, ainda mais depressa. Sendo que na modalidade “super-rápida” fazem-se cerca de 11 km em uma hora, portanto muito acessível a quem pratique um bocadinho..

Leiria, Praça Rodrigues Lobo, 31-07-2013
Apenas referir que ao longo desta distância há diversas escadarias, rampas, etc., pelo que também já não é aconselhável a iniciados, ou para quem queira dar os seus primeiros passos de corrida. Para isso há os dois grupos de grau mais acessível.
Praça Rodrigues Lobo, repleta de gente

Nesta quarta-feira notou-se que o grupo da corrida rápida estava maior, todavia com diferenças notórias de ritmo entre atletas, originando um constante alongar do pelotão e sucessivas paragens, ou melhor, voltas e mais voltas a rotundas e pracetas, a fim de reagrupar a “alcateia”.

Paragem da praxe no cimo do monte da igreja de S. Encarnação. Com o colega de corridas, Miguel

 Ora, não percebo qual o objectivo de as pessoas se meterem num grupo de ritmo superior ao que podem ou que estão dispostos a fazer. Acabam por ir sempre com “ bofes na boca” e atrasam o andamento do grupo. Além do que, não é vergonha nenhuma ir nos outros grupos. Eu já o fiz (mas diga-se de passagem que a vergonha nunca foi o meu forte J). O objectivo principal é isso sim, o convívio e respirar o ar agradável da noite de verão!
No fim a habitual sessão de alongamentos, orientada por profissionais

Bom, mudando de assunto e virando a agulha para Óbidos, (linguagem de ferroviário)!
A prova de sábado terá uma distância de 50 km, feita integralmente de noite, por caminhos e estradões à volta da lagoa de Óbidos, passando por zonas de areia e arribas de dificuldade suave a média, conforme informação da organização.

Será um recorde de distância para o currículo pessoal, portanto uma incógnita quanto à capacidade de resistência e condições em que se chegará ao fim. Por outro lado, sendo uma corrida nocturna não será propriamente no ambiente em que me dou melhor. A única ”Nocturna” em que participei, foi no AX-Trail de Alvaiázere em 2012, e ainda hoje tenho pesadelos com uma certa parte do percurso que passava pelo leito de um rio seco.

Mas não há-de ser nada que não se faça portanto, há que levar mochila de água, umas bananas, gel, barras de cereais e sobretudo pilhas suplentes para a luz frontal. E já agora, telemóvel e uma nota de 5 Euros para chamar um Taxi se a coisa der para o torto J
Até lá, bom resto de semana!

10 comentários:

  1. Tudo a correr pelo melhor na "meia centena" :)

    Força!

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Boa sorte para essa aventura. Diverte-te.
    Abraço

    P.S. Não será melhor levares 10€...olha que a nocturna é mais cara :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Carlos,
      De facto é melhor levar 10€, os fogareiros gastam mais à noite, eh eh!
      Um abraço!

      Excluir
  3. Não sabia que te ias estrear nessa distância em Óbidos. Vai correr tudo bem!

    Bjs e boa prova!

    PS: Até me admira o Carlos não ter reparado que falta papel higiénico aí na tua lista de essenciais... :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois fazes bem em me lembrar dessa falta na lista! Nunca foi necessário mas nunca se sabe!
      Bjs e boa prova para ti também. Depois do Almonda vai ser um passeio :)

      Excluir
    2. Por acaso até reparei :D ... mas para não andarem aí sempre a associar-me ao papel higiénico, lenços de papel. guardanapos, folhas de jornal, fetos e urtigas...desta vez fiquei caladinho... :)

      Paulo - nunca usas-te? Um trailer como tu? Não acredito....não sabes o que estás a perder :D

      Menina Rute - e essa unha negra como é que está hein?

      Excluir
    3. Vou mais pelo velho ditado: "quem vai para o mar, aparelha-se em terra", mas nunca se sabe...
      (pôxa, urtigas?!!, vai lá vai...)
      Abraço!

      Excluir