terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Preparação para os Abutres

Continuam os treinos para os “Abutres”.
Não em volume e quantidade necessárias para enfrentar a prova de forma tranquila, mas ainda assim, julgo que o suficiente para não “berrar” a meio do caminho.
No ano passado foram nove horas de prova, tendo chegado ao fim sem estar propriamente cansado ou esgotado. O problema teve mesmo que ver com a inépcia ou mais simplesmente, com a falta de jeito para percursos demasiado técnicos, como é o caso dos Abutres.

Este ano a forma física é semelhante à do ano passado, mas a habilidade para enfrentar aquelas rampas, descidas, passagens de riachos, escaladas de rochas agarrado a correntes e outras coisas do género, será semelhante.
Tenho a esperança de melhorar o tempo, mas pode assim não acontecer. Basta para isso estar a chover nesse dia para aumentar exponencialmente a dificuldade da prova, e aí, o objectivo será apenas o de chegar ao fim, pelo próprio pé, e com os ossos todos no sítio!

Assim este fim-de-semana, houve lugar a dois treinos.
No Sábado, nos montes de Leiria, mais uma vez baseado nos “Trilhos Loucos da Reixida”, com alguns improvisos pelo meio a fim de aumentar a distância.

O final da volta, na nascente do rio Liz, onde nesta altura do ano de pode admirar a força da água a romper do subsolo, e que no curto espaço de dois ou três metros forma um caudal impressionante. Diria mesmo que ao fim de cinco metros, o caudal é tão forte que arrastará quem ousar atravessar o rio!
Nascente do Rio Liz
Repare-se na distância desde o início até à torrente. Quatro ou cinco metros apenas, para se formar um caudal de milhares de litros! 
No Domingo foi tempo para um treino de recuperação em estrada e, finalmente aderi a um plano de treino. Assim o “plano” foi correr uma hora numa direcção e ao fim desse tempo inverter a marcha e regressar, se possível por trajecto diferente.

Um belo plano, não acham?! J
Prós e contras constatados neste plano:

Prós

·         Se a meio do treino nos aborrecermos e quisermos terminar, teremos de fazer outra tanta distância até ao carro.

·         Não permite fazer batota ou atalhar caminho

Contras

·         Se, como aconteceu neste treino, começar a chover torrencialmente quando estivermos no ponto mais distante, estamos bem arranjados! É garantia de uma molha fenomenal. Até a roupa faz espuma! (curioso, talvez seja do amaciador que fica no tecido?!)
Mas pronto! Um plano é um plano.

Também este plano é definido por três pontos. Início, meio e fim. Aqui fica a prova de que tem um fundamento científico-ó-matemático J

(Não liguem. Quando daqui a duas semanas estiver a meio dos Abutres, não vou ter tanta vontade de dizer graçolas…)

Boa semana e bons treinos!


Treino de Sábado

Treino de Domingo

12 comentários:

  1. Vai ser canja!
    A força de vontade também conta e essa cada vez está mais forte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai-se fazer, seja lá como for! O que interessa mesmo, é chegar ao fim sem problemas. A diversão, essa é garantida! Abraço

      Excluir
  2. Não sabias estar calado :)....isso de trilhos muito técnicos é o que me preocupa... mas prontos, a malta de uma forma ou outra safa-se (ou não).... pelas previsões vamos ter tempo seco, mas isso ao dia de hoje...
    O meu objectivo é "apenas" chegar ao fim....mais uma vez vou com o meu amigo Badolas nas calminhas a controlar....logo veremos. Até daqui a semana e meia.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem stress Carlos! Aquilo faz-se sem problemas. Há que ter alguma atençåo onde se põem os pés, e depois é so gerir o esforço! Abraço

      Excluir
  3. Esse plano é muito bom , uso muitas vezes :D

    Os Abutres vai-se fazer na boa , que seja uma bela aventura...(não consegui inscrever-me a tempo , e ainda não me arranjaram um dorsal !

    ...enfim , tenho que esperar que a "moda" passe , ou então ficar agarrado ao computador logo que abram as inscrições das provas... Já tou a ficar lixado com isso ! (desculpa o desabafo)

    Bons treinos e boa prova...

    ...realmente a foto da nascente e a força das aguas é impressionante !

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena fazer os Trilhos dos Abutres. As inscrições são geralmente em Outubro e realmente esgotam em poucos dias. A serra da Lousã, onde decorre a prova, é suberba, tendo uma infinidade de cascatas e cursos de água, bem como uma vegetação densa e cerrada, muito pouco comum no nosso país.
      Inscreve-te no próximo ano. Não te vais arrepender! Abraço

      Excluir
  4. Força para os Abutres! Como este ano já sabes ao que vais, ajuda-te melhor na preparação, quanto mais não seja psicológica. :)
    Bjs, bons treinos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela força! Bem vou precisar, pelo menos na parte psicológica! No ano passado, já ia de tal modo com os "nervos em franja", que o simples ruído das cascatas interferia-me com o "sistema"!
      Bjs e bons treinos!

      Excluir
  5. Eheheheh!! Fartei-me de rir com o plano! É científico, sim senhora! Claro que é!
    Nós corredores somos excelentes cientistas das corridas! Basta ver os planos, re-planos, des-planos, bi-planos que fazemos durante as provas, principalmente quando estamos aflitos!
    A minha ciência é mais simples: plano a): ACABAR!!!
    Boa prova nos Abutres!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Vou registar a patente deste plano e fazer fortuna :)
      Bjs e bons treinos para Chamonix!

      Excluir
  6. Força para os Abutres e de certeza que a prova vai correr bem.

    Poder treinar em paisagens dessas é praticamente um luxo.

    Uso muito esse plano quando vou treinar durante as aulas de Karaté do meu filho (1hora) em que me afasto do pavilhão durante 25 minutos, para depois voltar.

    Abraço e bons treinos,

    Fernando Varela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela força! Vou guardá-la para 2015. Este ano por motivo imprevisto de última hora não irei participar.
      Abraço e bons treinos!

      Excluir