quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Trilho do Castelejo 2015


Alvados, Porto de Mós, Serra de Aire, uma zona que vale a pena visitar.

Caso se possa juntar à visita, uma caminhada, uma corrida ou uma actividade de Btt, ainda melhor.

Foi na edição de 2012 desta prova que a “equipa” se estreou no Trail, e logo lhe tomámos o gosto. Não só pela corrida propriamente dita, mas também pela beleza e imponência daquelas serranias.

Como fica relativamente perto de casa, é opção esporádica para treino (ou mais correctamente: passeio, uma vez que a palavra treino tem uma carga de rigor e disciplina que não estou interessado em associar a um passatempo…).

Alvados fica num vale. Os montes que rodeiam a localidade estão minados de grutas naturais, sendo a passagem pelo interior das grutas um “ex-libris” da prova.

Este ano, o Trail Curto passou pelo interior das grutas de Alvados e o Trail Longo passou ainda pelas grutas de S. António.

Com inscrição feita para a versão longa, 45 km, tudo parecia apontar para um dia muito bem passado.

Todavia, as corridas de inverno podem sempre ter algo que as complique. O estado do tempo, e de forma individual, alguma gripe, constipação ou coisa que o valha, que podem deitar abaixo as pretensões do atleta!

Assim, três dias antes da prova chega uma febre ligeira. Tudo bem, tenho “brufens e benurons”. Pacífico!

Sexta-feira, os sintomas agravam-se. Mais “brufens e benurons”.

Sábado, pior ainda. Convenço-me de que não vai dar, e, a opção mais sensata será a de ficar em repouso e resguardo, tanto mais que a previsão para a zona é de frio e alguma chuva.

Domingo, 7h00, o bom senso está adormecido, e antes que desperte toma-se um brufen para aliviar a febre e seguir para Alvados.

A opção é, ir avaliando a disposição até à hora da partida, e logo se decide se alinho ou não.
Durante a prova Mini Trail

Paulo Amaro a chegar à meta

Entretanto, quando levanto o dorsal falo com a organização no sentido de alterar a inscrição para o Mini Trail. Dizem-me que não há problema.

Às 9h00 dá-se a partida debaixo de um “tempo de cão”, vento e frio de arrepiar. Mas o brufen e uma pequena loucura natural são armas poderosas contra a intempérie :)

Após a partida são 23 quilómetros pelas encostas da zona, incluindo a passagem pelo interior de um centro hípico, onde havia um abastecimento, e a tradicional passagem pelo interior das Grutas de Alvados.

A versão ”Mini” desta prova parece ser muito indicada a quem se está a iniciar nestas andanças! Não é muito dura, é acessível a toda gente com um mínimo de treino, a paisagem é bonita, passa pelo interior de grutas, o que é sempre um momento especial, enfim..,  vale a pena!

No entanto, devido à debilidade física com que participei, posso bem afirmar que me custou mais este Mini Trail do que o Ultra dos Abutres de há duas semanas atrás. De facto foi um esforço enorme cada quilómetro percorrido. A patologia (febre e dores de garganta) agravou-se de tal modo que no dia seguinte tive, finalmente, de ir ao hospital, de onde saí a antibióticos.

Entretanto saem as classificações e constato que não figuro na tabela. Obrigado Organização, escusavam de ter dito que aceitavam a alteração. Também não faço questão de ser classificado com 3h19, o que daria um lugar de 177 em 226 chegados. O grande objectivo era mesmo a distância de 45k :(

A organização esteve bem de forma global, embora denote muito amadorismo em alguns aspectos de logística básica.

Na véspera ainda estavam a lançar apelo a voluntários para ajudar no dia da prova!

Ainda assim, prefiro este tipo de organização de pessoas genuínas, do que muito mercantilismo que se vê actualmente nos trails.

Tive pena de não fazer a prova grande e hei-de fazê-la em treino, logo que melhore.

Para já, não posso sequer ouvir falar em corrida!

Daqui até ao Piódão ainda falta algum tempo e durante uns dias vou alinhar numa filosofia de treino chamada “Método Badolas”, se não conhecem vejam aqui o seu conceito elementar. É fácil :)!!

A equipa esteve no entanto representada ao mais alto nível pelo Paulo Amaro que, na distância 45k fez um excelente 34º lugar da geral, com 5h32m.

Boas corridas!

10 comentários:

  1. Parabéns, Paulo! Mesmo assim, teres tomado a decisão de encurtar a distância já revelou algum bom-senso. :) Nem sempre é fácil... :D
    Também há uma prova aqui relativamente perto que passa por umas grutas, deve ser engraçado.
    Gosto da filosofia do método Badolas, mas como sou uma senhora, acho que vou continuar a manter os "passeios longos" de fim-de-semana, só de prevenção. ;)
    Bjs e lá nos veremos em Piódão!
    As melhoras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A zona de Porto de Mós- Mira de Aire é fértil em grutas, há pelo menos mais uma prova que também costuma passar pelo interior de umas grutas: Os trilhos do Pastor, em que se passa pelas Grutas da Moeda.
      Quanto à filosofia do método Badolas, vai ser seguida à risca até esta gripe desaparecer por completo( pelo menos é essa a intenção :) ).
      Bjs e até ao Piódão!!

      Excluir
  2. Então? Doentinho? Deixa lá que isso passa....quanto ao método Badolas, experimentei em Janeiro, fazendo o teste nos 45km do Trail de Santa Luzia no inicio de Fevereiro e funcionou :) ... foi uma experiência nova, mas agora prefiro voltar ao bom e velho método de dar umas corriditas todas as semanas :)
    Aquele abraço e as melhoras rápidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O teu colega deveria registar a patente desse método, até porque resulta bem com ele e sabe-se lá com quem mais!
      Bom, fora de brincadeiras, a melhor coisa mesmo é, regressar aos treinos logo que a gripe o permita,caso contrário as provas depois custam bem mais! Um abraço

      Excluir
  3. Bolas, eu com febre torno-me o gajo mais inútil do mundo! É que duvido que haja alguém mais piegas ehehe Recarrega mas é essas baterias :) Um abraço e força para piodão!

    ResponderExcluir
  4. Nessas condições, foi preciso coragem! Parabéns!

    Um abraço e boa recuperação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, coragem ou ausência temporária da razão, não tenho a certeza:)
      Obrigado e um abraço

      Excluir
  5. Aquilo que fazemos por umas passadas em ritmo de corrida:)!

    A teoria do brufen e passa também é cá seguida, acho que nunca em prova, e de vez em quando tem o mesmo resultado.

    As melhoras, a ver se te recompões depressa.

    Quanto ao Badolas Trailing System :) nada a dizer! Mas parece que agora já treina de vez em quando, enfim, influência das companhias, decerto;)

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O brufen e a casmurrice são armas poderosas :)
      Grande abraço!

      Excluir