domingo, 10 de março de 2013

Treino com GPSies


Hoje (sábado) foi dia de treino longo.

Não tinha muitas ideias para um percurso”fantástico”, por isso dei uma espreitadela no GPSies, um site onde toda a gente pode fazer upload de ficheiros de percursos que tenham já feito.

Logo,.. está-se mesmo a ver que lá podemos encontrar tudo o que se possa imaginar, desde simples idas à mercearia, até percursos de provas famosas que terão sido carregados por atletas que nelas participaram.

Assim, procurei um percurso “jeitoso” nas redondezas de Leiria, tendo escolhido um que tem início e fim no mesmo local, em Fontes, um lugar de que já “falei” em posts anteriores e, onde nasce o rio Liz.

O percurso é circular, passando por S. Mamede, com cerca de 36 kms de comprimento e 1.000 metros de acumulado positivo.

A orientação, com o percurso carregado no relógio, correu muito bem, sendo que, apenas por uma ou duas ocasiões tive de corrigir a trajectória, mas isso logo 10 ou 20 metros após os enganos, já que as indicações têm um grau de rigor notável.

Sem esta funcionalidade seria absolutamente impossível percorrer 36 kms por caminhos agrícolas, florestais e de montanha, completamente desconhecidos, sem me perder.

O tempo ia colaborando, ora com sol ou com chuva, numa demonstração clara de que quem manda no tempo não somos nós, só nos restando aguentar!

Bom!...se os Sem-Abrigo aguentam, nós também podemos aguentar…(como disse um distinto imbecil há uns dias…)

Em corridas longas como a de hoje dá para pensar numa infinidade de coisas, o que por vezes não  me agrada muito, prefiro não pensar em nada para poder “descansar as célulazinhas cinzentas”. Pode parecer um disparate mas por vezes faz bem simplesmente não pensar em nada, durante um bocado.

Uma maneira de desviar os pensamentos dos nossos assuntos próprios é ouvir um programa de rádio. Desta feita sintonizei a Antena 1,  “Hotel Babilónia” , com o Pedro Rola Duarte e João Gobern abordando assuntos da actualidade e com um convidado na segunda hora. Mais tarde e, porque a corrida se estendeu para além do tempo do programa, mudei para a TSF onde estava a dar o “Encontros com o Património”, hoje dedicado ao museu do ar em Sintra.

No circuito de hoje passei por um bom número de aldeias e lugares, algumas bastante pequenas, outras maiores, tendo já Igrejas e cemitérios e, não sei a que propósito, lembrei-me de um livro chamado “Três Homens num Bote”, que conta as peripécias de três amigos a fazer umas férias viajando de barco pelos rios e canais de Inglaterra e, quando chegavam a uma nova localidade iam logo visitar o seu cemitério porque entendiam que era o melhor local para ficar com uma ideia geral dessa localidade e das suas gentes! Enfim, ideias..

Quanto ao ritmo da corrida foi confortável (dizer “lento” parece mal…), o que é típico de quando se corre sozinho.

Boa semana e bons treinos!
Fontes-Leiria

Monte da Maúnça

Lugar de Torrinhas e Maúnça ao fundo

Reguengo do Fétal

Um caminho...

O percurso efectuado, está sinalizado para caminheiros na sua totalidade

A maior parte dos caminhos são deste género,...muitas pedras, calhaus, etc.,..




A Páscoa está chegando...

Nuvens,... um motivo muito do meu agrado para fotografar



 
Aspecto do percurso no mostrador. A linha é o caminho pré-carregado, o triangulo dentro do círculo é a nossa posição actual. Tem também uma seta indicando o Norte e escala que é configurável.
 
 
Outra opção de navegação, com seta indicando a direcção a tomar.  Não é tão rigorosa como a anterior.
 


Quando saimos do trilho marcado a nossa posição deixa de estar sobre a linha escura. Há que voltar...


 

Resumo

2 comentários:

  1. É muito fixe correr assim.
    Boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vê lá se ficas bom para marcar um treino daqueles de "se lhe chegar a roupa ao pêlo"
      as melhoras e boa semana!
      P.

      Excluir