segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Plano de treinos para a Maratona do Porto


Iniciei este fim-de-semana, o plano de treinos para a Maratona do Porto de 2013.
Obviamente (e com razão…) que os puristas da corrida vão dizer que este procedimento é altamente incorrecto, que este plano não se encontra em nenhum manual de atletismo, que não é possível fazer um plano de treinos para a maratona em apenas duas semanas, etc., etc.

Ok, ok! Têm razão em tudo! Sei que será difícil ganhar, mas tudo bem na mesma! O objectivo mesmo é, participar, viver aquele ambiente e,…chegar ao fim.
De qualquer modo, tinha planeado para este fim-de-semana, fazer pelo menos um treino da categoria “Longão”, de modo a aferir as condições físicas actuais.

Tinha lido há uns dias um comentário do (ex?) atleta J. Branco, em que referia que nos seus tempos de corredor fazia treinos em jejum para simular o esgotamento das reservas energéticas que se manifestam a partir dos km30-33, pelo que resolvi também fazer uma experiência desse género, embora não tão radical. Recordo que não sou purista e em corridas longas levo sempre uns géis e umas barras de cereais!
Assim, após um pequeno-almoço ligeiro e munido apenas com uma garrafinha de água, meti as Nike Zoom Vomero ao caminho e lá fui eu, seguindo junto ao Rio Liz, fones nos ouvidos e olhos no relógio, tentando manter sempre um passo abaixo dos 5 min/km.

A primeira peripécia do treino dá-se aos sete quilómetros!
Numa estrada rural, a certa altura, estavam dois cães à entrada de uma quinta e que, se põem a ladrar quando me avistam ao longe.

As casas da quinta ficam retiradas umas centenas de metros da estrada; não se viam os donos nem qualquer pessoa, e os sacanas ladravam desalmadamente antevendo já o sabor das minhas canelas!
Parei a cerca de 100 metros para avaliar a situação, não haviam paus à vista só canas, os animais de pêlo preto e focinho castanho tinham um porte considerável, pelo que resolvi não entrar num conflito em que estava em clara desvantagem. Inverti o sentido da marcha e alterei mentalmente o Roadbook do treino.

Em consequência deste episódio, fiquei bastante irritado e até esquecer o incidente, durante um bom bocado, ia a equacionar mandar o treino às urtigas.
Irrita-me este tipo de situações! Os donos de cães, mesmo de raças perigosas insistem em soltar os animais, e como resultado, de vez em quando lá aparece mais uma notícia de alguém que morre após ataque de cães!

Bom, continuei o treino apesar de tudo, tendo seguido para uma zona que não conheço bem mas que sabia ser plana.
Aos quinze quilómetros, a segunda peripécia, esta agora de carácter tecnológico. O telemóvel começa a falhar ficando sem rádio! Não sei do que foi; talvez por ter passado por baixo de umas linhas de alta tensão existentes na zona ou se, por acumulação de humidade no aparelho...(?)

Certo é que, sendo pormenores insignificantes, podem condicionar, e de que maneira, um simples treino ou uma prova! Servirão no entanto de aprendizagem!
Passei à “Meia” com 1h42m, começando a sentir que as reservas de energia estavam já a baixar de forma considerável.

Nova alteração no RoadBook para passar junto ao carro, onde tinha uma lata de “red bull -minipreço” e um gel de fruta da marca “Antónia” (eh eh..).
Breve paragem aos 26 km, abastecimento e, arrancar tipo Fórmula 1.., para mais um circuito Pólis completo ( 10 km).

No "The Day After", um jogging de recuperação, para ajudar a eliminação do ácido láctico e descontrair..
E foi assim o início dos treinos para a Maratona do Porto a 03 de Novembro de 2013!

Agora há que fazer dois ou três treinos de meia hora durante a semana, e qualquer coisa na casa dos vinte quilómetros no fim-de-semana, mas com alguma contenção de esforço!

À falta de fotos ,deixo alguma estatística para os entusiastas..

Boa semana e boas corridas!

Treino de Sábado
 
Treino de Domingo









14 comentários:

  1. Ahaaa....boa, ando eu a "esfolar-me" à não sei quantos meses e afinal é tão simples :) ... podias ter dito antes...lol.
    Concordo com essa dos cães...ainda na semana passada numa curva apertada (ia a fazer uma serie) dei de frente com um cãozarrão a correr em sentido contrário ao meu...só me apercebi mesmo em cima e quase chocamos...o que vale é que ele se assustou mais que eu (até caiu) e fugiu...não ganhei para o susto.
    Abraço e espero que dê para a gente se conhecer pessoalmente dia 3/11.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simples não é?! O resultado final é que não será o mesmo de um treino planeado e consistente! Quando eu chegar à meta já tu tens o banho tomado e estás a almoçar... :)
      Um abraço!

      Excluir
  2. Está melhor que eu, que digo que ando a treinar para a Maratona do Porto desde o início do Verão!

    É que isto de "planos" tem a ver com o ponto de que se parte! E quem inicia(?) um "plano" para a Maratona com um treino de 36... até podia "começar" na véspera e correr apenas uma meia horinha nas calmas!

    Lá nos encontraremos (na Partida claro), cada um com o seu "plano" e depois é correr! Desde já boa Maratona!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai ser a minha segunda maratona de estrada apenas, as incógnitas sâo algumas...o objectivo é chegar bem ao fim! Boa corrida, e espero que nos vejamos por lá! (veremos quem chega primeiro à meta afinal...)

      Excluir
  3. Tens de andar com o repelente que mandaste vir da net.
    Pelo menos , psicológicamente ficamos mais corajosos. O pior é se eles são surdos...
    Continuação de bons treinos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Epá...já vi que nem todos os cães são sensíveis aos ultrasons! Não convém arriscar...aqueles cães não são do tipo que se espantam com uma sandes de sola! Eh eh!

      Excluir
  4. Não percebo nada de treinos para maratonas, mas de cães a ladrar atrás de nós já percebo qualquer coisa... Quando vou para zonas onde esses seres adoráveis têm grande probabilidade de aparecer, levo sempre um biscoito no bolso! Em último caso dá-lhe uma barra energética! :)))
    Continuação de bons treinos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto muito de cães, mas alguns gostam de se "armar em engraçadinhos"! Quando são grandes e com bons dentes, o melhor é ser eu a comer a barra energética para correr mais rápido :)
      Bons treinos!!

      Excluir
  5. Pois, ganhar a Maratona será complicado... A não ser que se convença alguns desses donos a largar os cães atrás de ti na partida! ;) (E um aparte para a RBR: não sei se será boa ideia correr com biscoitos de cão nos bolsos... é que o olfacto deles é apurado e pode ter o efeito contrário, penso eu de que. :) ) Mas nada te impede de terminar bem.
    Bons treinos! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hummm..., acho que acabámos de descobrir um novo tipo de dopping: O "Dopping Cannídius"! Vai ser um sucesso...(Haja betadine e pensos com abundância).
      Bjs e bons treinos!

      Excluir
  6. Grande "plano" :D
    ...é mais ou menos como o meu: correr !! ;)

    vai ser a minha estreia em Maratonas e estou completamente "á nora" !
    ..., não segui plano nenhum , não descansei , não me habituei aos "géis" , não tenho tenis (sapatilhas) especiais , nada !!

    Vou para correr e me divertir :D

    Espero conseguir terminar de saúde e feliz .

    abraço , e continuação de bons treinos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O "plano" é do mais simples que há! Basicamente o segredo é: "um pé á frente do outro" (muitas vezes!).
      Se nos pusermos com teorias de: séries, fartleks, alimentação xpto, yoga, pilates, core e outros termos estrangeiros que nem sei bem o que significam, arriscamo-nos a perder toda a diversão da prática da corrida...
      Desde já uma boa prova no dia 3 de Novembro!! Abraço

      Excluir
  7. Bom dia a todos a minha preparação esta a ser feita a uma semana ( :vai ser a minha estreia em maratonas). a distância assusta-me pois so tou habituado a fazer meias maratonas.Espero acabar até as 5 h e 30 ( pois vou ser dos ultimos a chegar).
    Espero que todos tenham uma excelente viagem ate ao porto ( o meu caso parto do ribatejo - alverca)
    Desejo tb uma prova plena de felicidade.



    Beijos e abraços a todos.

    ResponderExcluir
  8. Então, uma boa prova!
    Se já existe prática em meias maratonas, não vão haver surpresas de maior! Basta ajustar o ritmo à distância!
    Bons treinos!

    ResponderExcluir