quarta-feira, 10 de abril de 2013

Trilhos de Almourol 2013 (Continuação)


Entroncamento, 7 de Abril de 2013, tudo a postos para mais uma edição dos “Trilhos do Almourol”.

Castelo de Almourol
Estão disponíveis três opções, com as distâncias de 42 km, 25 km e 11 km, sendo esta última em formato de caminhada.


Aldeia do Mato - Vista sobre o lago da barragem
A prova mais longa, inicia-se na Aldeia do Mato, nas margens do lago da barragem do Castelo de Bode, vem descendo junto com o Rio Zêzere até Constância, a partir da “Vila Poema” segue junto ao Rio Tejo até Tancos. Depois, desvia-se para zonas florestais até ao Entroncamento.

A prova de 25 km, inicia-se em Constância e, tem o percurso comum com a de 42km até ao fim.


 Todas as variantes do evento têm a particularidade de o local da partida ser outro que não o da chegada, i.e., os participantes são levados de autocarro ou de comboio até aos locais de início e depois, as provas são “um regresso ” até à meta, do género das competições dos pombos-correios!


No ano passado participei na versão de 25 km tendo gostado q.b..


Apesar de na altura ser apenas o meu segundo Trail e, ter sido a maior distância alguma vez corrida, ficou um sabor’zinho’ a pouco por não ter ido à prova grande, agravado por um comentário que ouvi de um participante da versão 42km, que ao abeirar-se do quadro onde estavam a ser afixadas as classificações e ao aperceber-se que estava a olhar para as classificações dos 25km, virou-se para um colega que o acompanhava e disse “oh pá, não é aqui! Esta é a dos pequenos!”.

Ficou então decidido que se voltasse a esta prova, seria à dos “Grandes”!

Bom, chega então o dia 7 de Abril, a incerteza é muita quanto ao estado do tempo, a perspectiva de correr à chuva não me agrada muito, sobretudo pelo peso extra devido à lama nos sapatos e ao esforço, naturalmente maior devido ao terreno enlameado.

Todavia, após tantos meses a chover, as previsões para este dia confirmaram-se, não tendo chovido enquanto decorreu a prova! … E que bom que assim foi!


Aldeia do Mato - Largo da partida
Aldeia do Mato, 9h30, manhã soalheira, temperatura excelente, chegam os autocarros do k42, o ambiente é de festa, há mais de 300 atletas no pequeno largo onde será dada a partida, o local é muito bonito, é um ponto alto mesmo junto ao lago da barragem, para a maioria dos atletas não há qualquer tensão uma vez que o objectivo é o de participar sem quaisquer intuitos competitivos, chega a hora, toca a buzina de ar comprimido, inicia-se a corrida!


O pelotão vai-se alongando de forma natural, os caminhos são largos e, quando aparecem “single tracks” não há grandes dificuldades nem engarrafamentos.

Início da corrida, já se nota um grande alongamento do pelotão
Vai-se rolando pelos pequenos montes à beira do lago, cada qual gerindo o entusiasmo e o passo à sua medida, porque apesar de nesta altura ainda não existirem dificuldades, há que ter em conta que estão 42 km pela frente e, um brilharete inicial pode-se pagar caro mais à frente!

Ao km 7 atravessamos a barragem do Castelo de Bode, sendo o momento visual mais marcante da corrida. É de facto uma obra de engenharia imponente!
Vista a jusante da barragem

Continua-se, descendo pelo vale do Zêzere, desviando-se dele ocasionalmente, a fim de subir algum monte, chegando-se neste ritmo a Constância, pela margem direita ao km 21.

Constância
A visão desta vila é lindíssima, pena é o tempo que começava a ficar cinzentão não colaborando com os fotógrafos de ocasião… (até rima e tudo!)

Mais à frente, ao km 27, já no Tejo, vemos pela esquerda o ícone do evento, o Castelo de Almourol.

À passagem pelo Castelo de Almourol (Foto Offtel Runners)
Já se sabia que não era possível ir ao castelo como no ano passado, isto devido ao elevado nível das águas do rio. Pode ser que dê em 2014…
Vista sobre o Tejo e Castelo de Almourol

Em Tancos, o percurso abandona o Tejo seguindo por zonas florestais e agrícolas até à meta no Entroncamento.

Algures(?) (Foto CLAC)
Foi nesta última parte que comecei a pagar alguns excessos iniciais. O terreno estava “pesado”, com alguma lama, obrigando-me a baixar o ritmo que mantinha desde o início e, consumindo forças que já não eram muitas.

Assim, cerca do km31, fui-me um pouco abaixo, com falta de energia e cãibras generalizadas nas pernas, semelhantes a pequenas descargas eléctricas que percorriam os músculos de cima abaixo, ou por vezes em sentido oposto.

Nestas situações, já sei que a solução é baixar o ritmo, descontrair a passada, ter mais atenção onde se pousam os pés para evitar movimentos bruscos, em resultado de um tropeção ou de um pontapé numa pedra etc., e,… esperar que passe!

Geralmente resulta! E desta vez também resultou!

Tempo final, 4h 57m 21s; 93º lugar da geral (terminaram 304 atletas)

Uma palavra para a excelente organização, que esteve sempre presente onde era necessário, bem nas marcações e sinalizações, bem no posicionamento onde eventualmente poderia haver dúvidas, embora diga-se que o traçado desta prova não era propício a grandes enganos.

Os abastecimentos eram algo frugais, mas também não menos verdade que toda aquela gente tinha ido lá para correr e não para comer!!

Avaliação global muito positiva!!

Até para o ano e boas corridas!
Chegada à meta
 

4 comentários:

  1. É de facto uma excelente prova! Não propriamente pela paisagem, pelo traçado ou qualquer outra razão só por si, mas essencialmente pelo seu conjunto!

    ResponderExcluir
  2. Bem, que paisagens fantásticas! Eu ainda só faço dos "pequenos", mas que me sabem a grandes! Espero que no domingo também me corra assim tão bem!

    Boas corridas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As provas "grandes" não são assim tão difíceis, necessário é, isso sim, moderar o ritmo desde o início!
      Boa corrida no domingo!

      Excluir