sábado, 22 de novembro de 2014

Caminho de ferro de Porto de Mós


Há um mês atrás, no Day After ao AX Trail - Trail Serra da Lousã, as dores no corpo iam das unhas dos pés até à raiz dos cabelos , pelo que, grandes correrias estavam fora de questão.
Um bom pretexto portanto, para uma recuperação activa de bicicleta, em regime suave, até porque estava um dia excelente de sol.

Já andava há uns tempos com curiosidade em visitar a Ecopista de Porto de Mós.
Ecopista de Porto de Mós - Antigo caminho de ferro mineiro
Esta Ecopista teve origem na requalificação de uma antiga linha de caminhos-de-ferro, desactivada desde os anos 50 ou 60 do século 20: A Linha de Caminhos de Ferro do Vale do Lena, ou também chamada, Caminhos-de-ferro das Minas da Bezerra

A linha em questão foi construída para transportar o carvão das minas da Barrojeira, da Mata e mais tarde das Minas da Bezerra, estas, na serra da Pevide, Porto de Mós, indo entroncar na rede ferroviária do estado, na estação da Martingança, Linha do Oeste.

As minas da Bezerra foram exploradas a partir de 1740 até meados do século XX, tendo os seus períodos áureos na altura das guerras, quando a compra de carvão no mercado internacional era difícil.

A partir dos anos 30, esta linha abriu-se também ao transporte de passageiros e pequenas mercadorias, tendo sido um importante factor para o desenvolvimento dos concelhos da Batalha e Porto de Mós.

Com o fim da segunda guerra mundial, a exploração de carvão começou a decair, uma vez que já era novamente possível comprar carvão no estrangeiro, de melhor qualidade a preços mais competitivos, levando ao encerramento das minas e consequentemente da linha férrea.

Recentemente, o Município de Porto de Mós requalificou a parte serrana da antiga linha mineira, criando assim um espaço de excelência para a prática de actividades ao ar livre, a pé ou de bicicleta.

Recomendo vivamente uma visita à Ecopista do antigo Caminho de Ferro das Minas da Bezerra, em Porto de Mós, de preferência aliado a um treino suave de corrida ou bicicleta e garante-se um dia muito bem passado!

A parte da linha existente no concelho da Batalha, encontra-se qualificada como percurso pedestre e cujo folheto aqui fica.

Boas corridas!







 

 

2 comentários: