segunda-feira, 6 de julho de 2015

Treinos para a Maratona e um "Je suis Abraão Zacuto"


Foi um fim de semana de treinos virados para a estrada.

O grande objetivo da temporada é mais uma vez a Maratona do Porto.

Apesar de a Maratona ser só em Novembro, vai sendo tempo para começar a treinar uma passada mais longa, mais adaptada à estrada.

O objetivo na Maratona é manter o tempo final abaixo das 3h30, talvez pouco ambicioso para atletas a sério mas para alguém como eu que começou a correr após os 40, e fez a sua primeira maratona aos 45, não é um objetivo nada mau. Aliás, se há dez anos me ouvissem dizer que um dia iria correr a maratona só podia estar "Lélé da cuca"!

Assim, no sábado de manhã,  saí para a rua com a intenção de fazer cerca de 21 km. Munido com um cinto de duas garrafinhas, uma barra de proteínas que tinha sobrado do Ultra LouzanTrail e uns rebuçados de mentol "Nazaré".

Muita proteção para o sol, uma vez que este não está para brincadeiras -  chapéu, protetor solar, t-shirt e os calcões mais compridos do guarda roupa.

Foi também ocasião para voltar aos treinos de séries, ou pelo menos, algo parecido com isso.

As minhas "séries" são parametrizadas no Garmin 305, divididas em dois modos, o modo Run e o modo Rest, ou seja, modo "Correr mais depressa" e modo "Recuperação".

Nesta fase inicial da preparação, programei 200m para o Run e 800m para o Rest. Mais adiante na fase de preparação irei aumentando o Run e diminuindo o Rest.

Nada disto é muito técnico mas ajuda em pelo menos dois aspectos, fisicamente obriga-nos a sair da zona de conforto com a fase de” Run”,  e mecanicamente, permite-nos trabalhar a amplitude da passada, o bambolear dos ombros e a conjugação de ambos os aspectos no sentido de aumentar alguns centímetros na passada com alguma economia de esforço.

Nestes treinos de "séries" o objetivo velocidade na fase de "tiro" é que seja sempre abaixo dos 4 min/km (se algum "pro" lesse isto, ia fartar-se de rir!).

A fase de recuperação não tem objetivos de velocidade, apenas que, não vale caminhar.

Assim se fizeram 21.9km, 10 dos quais em "séries" sendo os restantes em ritmo normal na ordem dos 5:00-5:30 min/km.

Já na fase final do treino lugar houve para  uma paragem, num pequeno parque onde estão instalados alguns aparelhos de exercícios.

Descobri que esse parque/praçeta tem o nome de homenagem a Abraão Zacuto.
Leiria, Praça Abraão Zacuto

Para quem não conhece, Abraão Zacuto foi um estudioso do século 15 que viveu uns anos em  Portugal, refugiado vindo de Espanha, devido à perseguição da inquisição católica aos Judeus e pelo mesmo motivo teve de abandonar Portugal em 1496.

Deixou obra científica de muita importância para os descobrimentos, nomeadamente o Almanaque Perpetuum que foi nada mais do que, a primeira obra cientifica impressa em Portugal

Esse livro foi impresso numa tipografia de Leiria, também pertencente a Judeus que por cá habitavam.

Refira-se ainda que essa fúria contra o povo Judeu fez com que muitos portugueses daquele povo tivessem de abandonar o país, causando um défice social que, segundo alguns historiadores, se faz ainda sentir nos dias de hoje.

Infelizmente passados 500 anos, e agora devido à crise e acção de políticos desonestos , voltamos a assistir à partida dos nossos jovens, sendo estes a nossa elite de melhor formação académica e garantia de progresso.

Ficaremos todos mais pobres com certeza!

Boas corridas, e que não tenham de ser daqui para fora!



8 comentários:

  1. Tás pouco ambicioso :P ... isto para quem fez os tempos que fez (por exemplo no ano passado) sem treinar especificamente para a Maratona ... hmmm... agora a treinar mais " a sério" vou levar mais uma abada :):):)
    Força nisso ... vamos lá ver se é desta que nos vemos .
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é modéstia não, meu caro! Se fizer abaixo das 3h30 fico mesmo muito satisfeito! Este ano temos de nos ver, no ano passado devemos ter andado a prova toda a 20 ou 30 metros um do outro! Um abraço

      Excluir
  2. 3.30 pouco ambicioso? Eu nunca ambicionaria um tempo desses tão impossível para mim :)

    Interessante relato histórico

    Força para uma preparação em pleno

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem,.... estou um pouco a basear-me no meu histórico da prova. Comecei apenas em 2012 e tenho alcançado este objectivo. Não é menos verdade que os anos estão passando e vou correr a próxima maratona já com 48 anos. A perda de velocidade é inevitável e mais tarde ou mais cedo vou ultrapassar este tempo. Espero sempre é que não seja no ano presente :)
      Na verdade, o mais importante é terminar, e bem disposto!!
      Um abraço

      Excluir
  3. Paulo, este ano andamos sincronizados! :) O meu próximo grande desafio será a Maratona do Porto! Quanto ao tempo eu bem sonhava em fazer 3h30 mas para já o objectivo será bem mais modesto. Bons treinos e até à partida no Porto!
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rui, vemos-nos então no Porto se não for antes noutra prova qualquer.
      Bons treinos de preparação, sendo em minha opinião que o volume de kms é o principal vector a trabalhar. Abraço

      Excluir
  4. Quando for da tua idade também quero fazer uma maratona nesse tempo.

    Até lá, é começar a treinar mais e melhor.

    Porto? hmmm, o ano passado a preparação correu tão mal que nem sei.

    Quanto às restentes considerações apenas posso dizer que, infelizmente, continuamos a honrar a tradição.

    Olha que correr daqui para fora não é mau, eu quero escolher ainda uma provas internacionais ;)

    Abraço e bons treinos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro, se eu que nunca corri antes dos 40 já fiz a maratona em menos de 3:30, qualquer um pode conseguir, bastando para isso algum treino de base e acreditar! (Hummm, acho que ando a colocar a fasquia no limite, mas tá bem...). Abraço

      Excluir