quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Maratona do Porto 2016

Correu-se no passado domingo mais uma Maratona do Porto.
Foi a sua 13ª edição e a minha 4ª participação.

Este ano, a minha presença na prova esteve por um triz, devido a uma crise aguda de lombalgia uma semana e meia antes da prova.

Assim, com muitos Brufen 600, Voltaren e um anti-inflamatório “potente” que restava de uma receita anterior, a situação foi melhorando, de modo que decidi arriscar a partida para esta Maratona.
É um bocado inglório ter este tipo de condicionantes, que nada têm que ver com a prática do desporto mas que podem condicionar em absoluto a participação numa prova, tipo “objetivo do ano”, como era para mim esta Maratona do Porto!
Como é natural, logo se esfumaram-se os objetivos do costume que seria ficar abaixo das 3h30m. Nestas condições, conseguir chegar ao fim era o único objetivo.

Assim, iniciei a prova “de pantufas”, atento aos sinais do corpo, “correndo a um ritmo que, quase dava para contemplar a relva a crescer :)
Com o passar do tempo, na ausência de qualquer dor aguda, comecei a ganhar confiança e a partir do 4º ou 5º quilómetro já entrava no meu ritmo normal.

O dia esteve excelente para correr, com sol e temperatura fresca (às vezes até com um friozito ventoso…), sendo no entanto infinitamente melhor do que o calor que se fez sentir na edição do ano passado.

O percurso este ano teve poucas diferenças relativamente ao do ano anterior, mantendo-se o início e fim no recinto do Queimódromo, no Parque da Cidade.
Pessoalmente preferia a versão até 2014, com início junto ao Palácio de Cristal e descida da Avenida da Boavista, o que ajudava bastante na fase inicial. 

O percurso deste ano teve quatro pontos de retorno, o que se presta às mais variadas "gracinhas"(por exemplo, uma atleta que seguia à minha frente em Gaia, já depois do “tapete” da meia-maratona resolveu dar meia volta numa rotunda e assim ganhou uns bons 3 ou 4 quilómetros, uma vez que não foi ao ponto de retorno oficial!!).
Tem-se falado muito neste tema, e é unânime que a colocação de tapetes de controlo nos pontos de retorno resolveria o problema dos “atalhanços”.
Por outro lado, a Organização ver-se-ia obrigada a desclassificar os “prevaricadores” correndo o risco de não bater o recorde de participações, objetivo que vai alimentando alguma rivalidade entre as Maratonas do Porto e de Lisboa! A política de ambas as organizações tem sido: Quantos mais finishers melhor :).

Outro aspeto que nunca me agrada muito é o empedrado irregular em algumas zonas que, obriga os atletas a desviar-se para os passeios. De facto constatei mais uma vez que em algumas zonas em Gaia não seguia literalmente ninguém pela estrada, mas sim TODOS os atletas corriam pelos passeios, o que, segundo o artigo 14 do Regulamento constitui uma infração (embora não especifique qual a penalidade...)!

Ainda assim, das seis Maratonas concluídas até à data, Lisboa 2012 e 2014 e, Porto 2013, 2014, 2015 e 2016, é claramente a do Porto a de que mais gosto. Pela prova em si, pelo percurso variado que ajuda  a distrair do cansaço, mas também pela paisagem da cidade, pela vista sinuosa do Rio Douro, pelo avistamento das pontes ao dobrar as curvas do rio assemelhando-se ao ritual do desfolhar um livro de gravuras, pelo atravessamento da Ponte D. Luís e muito mais!

Tempo final de 03:35:02 (chip), que, apesar de ser o meu pior tempo na Maratona, foi melhor do que ter de desistir a meio da prova, algo que era efetivamente um cenário muito provável!

O colega de equipa Paulo Amaro conseguiu fazer um tempo dentro do esperado, 03:17:15 (chip) salvando assim a honra da equipa!


Boas corridas e esperemos que abram inscrições em dezembro a preço reduzido!!


Gráfico de tempos Minutos por Km

Tabela da prova
(des-) Evolução anual dos resultados pessoais na Maratona do Porto

10 comentários:

  1. Parabéns! Não deve ter sido fácil depois desse contratempo e mesmo assim só cinco minutos acima do objetivo!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Apenas uns dias antes da prova estava convencido de que não iria ser possível concluí-la! Correu bem. Abraço

      Excluir
  2. Parabéns pela prova! Tendo em conta a condicionante, 5 min acima do objectivo não é nada mau!

    Quanto aos "atalhanços", olha que existiam tapetes de controlo nos pontos de retorno, tenho a certeza! (Como vou mais devagar, dá para reparar melhor em tudo... Lol ;)) Agora, se depois fazem alguma coisa em relação às falhas de controlo dos atletas, não sei...

    Mas confesso que fui uma das que correu no passeio! Aquele empedrado até à Afurada (?) é massacrante...

    Boa recuperação! Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado e parabéns pela tua brilhante estreia na Maratona!
      De facto não reparei em tapetes nos "retornos", embora não tenha sido pela minha velocidade elevada☺, o fluxo sanguíneo é que ia todo para as pernas e não para os olhos!
      No entanto apesar de existirem tapetes de controlo, se não houver acção disciplinar por parte da entidade competente, a Organização, não se passa nada!
      Por outro lado se a acção da Organização levar à desclassificação de muitos atletas, lá se vai o recorde de participação...
      Como em tudo na vida temos de relativizar; para os atletas profissionais ou para os lugares que têm prémios monetários deve haver rigor na classificação. Para os restantes, como nós, apesar de levarmos a coisa muito a sério, a corrida não deixa de ser uma actividade lúdica que nos deve proporcionar prazer e não trazer mais preocupações...☺
      Beijinhos

      Excluir
  3. Muitos parabéns! Com esses problemas, fazer o que fizeste foi sensacional!

    E confirmo o que a Menina diz. Havia tapetes nos retornos. Aliás, se fores consultar os teus tempos de passagem na classificação, verás que estão lá os retornos :)

    Um abraço e boa recuperação

    ResponderExcluir
  4. Obrigado e igualmente!
    Pareceu-me que os check-points estavam sempre antes dos retornos, tanto que se passava duas vezes pelos mesmos tapetes.
    Em Gaia por exemplo, tínhamos o check-point à meia maratona e ao km 28,1 que era o mesmo tapete, enquanto que o ponto real de inversão de marcha era cerca do km 24,5.
    Mas não vou insistir porque de facto durante a corrida não vou muito atento a estes pormenores, bem basta o esforço para "dar às pernas" :)
    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Paulo, nas condições em que estiveste é um resultado muito bom. E pelos visto confirma-se as inscrições durante o mês de de Dezembro a 25 €.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Carlos! Este ano nem que bebesse uma pipa de Redbull te conseguia apanhar! Abraço

      Excluir
  6. Muito bom, Paulo tendo em atenção as tuas condicionantes foi então muito bom.

    E olha, se vires bem o o teu gráfico, é sempre a subir!

    Agora fora de brincadeiras, 1 de dezembro online, a ver se é desta.

    Abraço e continuação de melhoras!

    ResponderExcluir