quarta-feira, 14 de março de 2018

Trail de Conímbriga Terras de Sicó 2018



Há daquelas provas de que gostamos com naturalidade!
Não temos de aprender a gostar como de alguns sabores ou alguns vinhos!
Esta analogia por vinhos vem apenas porque me veio à lembrança uma conversa de um colega “bom entendedor de vinhos” que alegava que a diferença entre os vinhos do Douro e o do Alentejo é que destes últimos era fácil gostar mas que dos vinhos do Douro era preciso aprender a gostar!
Samuel(Foto: Jotapê)
Grande história! Acho que as primeiras impressões são as mais genuínas, o que é bom é bom e o que à primeira vista não presta, geralmente acaba por não ser grande coisa!
O Trail de Conímbriga Terras de Sicó, organizado pela Associação o Mundo da Corrida, trata-se de uma prova de corrida por trilhos e estradões, em que as coisas são bem planeadas, sem grandes invenções, sem aventuras do tipo “treino de comandos” ou “boot camp” como está muito na moda, com dureza sim quanto baste, alguns trilhos mais técnicos, mas que permite também desfrutar do contacto com a natureza ao longo de todo o percurso.
Paulo Amaro (Foto: Jotapê)

Esta foi a minha quarta participação nesta prova, tendo iniciado em 2013 com a prova de 25k e as restantes três na distância de 52k.
No ano passado tinha cometido alguns erros na gestão do ritmo, alimentação e hidratação, o que originara que a cerca de 38k de prova tivesse tido sérios problemas com cãibras. A parte final foi um horror, tendo-me deixado no entanto, alguns ensinamentos para o futuro.
Paulo Oliveira (Foto: Jotapê)
 Assim, fui em 2018 já mentalizado de que tinha de controlar o ritmo ao início, comer e beber alguma coisa ao fim de uma hora de prova mesmo que não apetecesse e, repetir esse ritual de meia em meia hora até final.
Outro cuidado que tive agora foi o de, ao longo de um mês antes da prova, fazer um suplemento de magnésio, algo que já vem sendo hábito na preparação das maratonas de estrada.
Todo este planeamento não chegou para chegar em primeiro lugar J mas, permitiu fazer os 52k (53k no meu GPS) sem problemas físicos e, acima de tudo, passar um dia extremamente agradável!
A equipa esteve representada por três atletas, o Samuel Oliveira, o Paulo Amaro e eu próprio, Paulo Oliveira.
L'Equipe, com o colega José Leal. Nas provas ferroviárias de atletismo somos todos da equipa BTTrain de Coimbra
A táctica foi a do costume, quem tiver pernas para tal corre mais depressa, vai à frente e geralmente, termina primeiro ☺
Este ano a distância de 52k teve uma novidade no percurso, deixando de ser uma prova circular (início e fim no mesmo local) sendo os atletas levados de autocarro para um ponto distante, sendo a prova efectuada desde esse ponto até à meta, em Condeixa-a-Nova.
Acho muito interessante este conceito de corridas em linha, havendo apenas como pontos negativos a viagem inicial de autocarro, bem como o tempo de antecipação necessário para esta logística.
Os "Irmãos Metralha"
Esta necessária antecipação horária conjugada com o ADN tuga provoca geralmente disparate, uma vez que não há grande tradição de cumprir horários neste jardim à beira mar plantado.
 De facto, verificou-se um atraso de cerca de meia hora à partida, apenas justificado por alguns espertinhos chegarem a Condeixa à última da hora, esquecendo-se que havia ainda que fazer cerca de 50 quilómetros de autocarro até ao local da partida.
Parte inicial da prova
A organização querendo talvez ser “uns gajos porreiros” decidiram beneficiar os “baldas de última hora” e castigar quem se preocupou em chegar a horas, cumprindo assim com o regulamento.
Resultado: um pelotão à espera durante meia hora, com um frio de fazer bater o dente, aguardando a chegada dos “baldas de última hora” quentinhos e confortáveis nos seus autocarros!
Bom, de qualquer modo lá se iniciou a corrida no lugar de Ramalhais de Cima, com umas condições atmosféricas excelente, sol e temperatura baixa, fazendo desde logo esquecer os contratempos iniciais.
Um dos estradões iniciais
Rolava-se bem, por caminhos largos e mais ou menos planos, até que, no terceiro quilómetro, apanhamos a primeira “parede”!
São cerca de mil metros a subir em single-track, com uma inclinação fortíssima.
Em boa verdade, acaba por ser a subida mais complicada de toda a prova!
No topo do primeiro monte (Foto: Jotapê)
Os caminhos vão-se sucedendo uns aos outros, sempre em ritmo rolante, um ou outro single-track, sem dificuldade de maior.
Passamos então numa zona peculiar chamada “Vale do Poio” ou, “Canhão do Poio”, zona com conhecida para a prática da Escalada onde cruzamos com vários praticantes da modalidade.

No Canhão de Vale de Poios (Foto: Jotapê)

Na maioria dos lugares onde passamos há um posto de abastecimento, cuja qualidade e variedade vai do mínimo indispensável até ao superlativo, com comida quente e tudo!
É uma das características desta prova, o envolvimento das populações ao longo do percurso, tornando assim um verdadeiro cartão-de-visita para a região da Serra de Sicó.
Paulo Amaro (Foto: Prozis)
A parte final da prova tem um dos trilhos menos benquistos pelos atletas, chamado Trilho da Cascata, isto devido à sua exigência técnica e pelo cansaço já instalado em todos os atletas.
Finalmente chegamos às ruínas de Conímbriga e dois quilómetros à frente está a meta em Codeixa-a-Nova.
Um "berdadeiro" adepto do trail saudando a passagem dos atletas
Uma referência aos atletas dos 111k, que a partir de um certo ponto partilham o mesmo percurso com os atletas dos 52k.
Estes “peregrinos” tinham iniciado a prova à meia-noite tendo já em cima uma valente dose quando começamos a passar por eles.
Quanto à classificação da “equipa” ficou assim distribuída, em 306 atletas chegados à meta:
Paulo Amaro – 88º lugar com o tempo de 06:55:16
Paulo Oliveira – 151º lugar com o tempo de 07:31:32
Samuel Oliveira – 152º lugar com o tempo de 07:34:27

O Samuel controlando o tempo na meta

E eu, a comemorar ter chegado inteiro ao fim 😃


E assim foi, um dia que passou a correr!



2 comentários:

  1. Bela prova e belo dia. As mesmas conclusões que eu :) Cheguei ao mesmo tempo do Paulo Amaro! Mas acho que não o reconheci. Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fizeste também uma excelente prova (embora umas carruagens mais à frente :))! Um abraço

      Excluir