sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Brisas do Liz e chuva


Aproxima-se mais um Natal.
Este ano, a árvore de Natal cá de casa tem um aspecto diferente! Foi acrescentado à decoração um conjunto de medalhas que tenho “ganho” nas corridas, estando no entanto o topo da árvore enfeitado com uma medalha que o meu filho trouxe do Karaté!


Árvore de Natal 2013

Esta ideia não é obviamente original. Descobri-a pelos Blogs que vou seguindo e acho uma ideia muito bem fisgada!
Gosto!

Esta época traz-me sempre boas recordações.
Para os “jovens” da minha geração, (já lhes chamaram “A geração dos miúdos que viam o Vasco Granja”) era praticamente só na época do Natal, bem como no aniversário, que recebíamos prendas. Não havia dinheiro ou oferta no mercado para se comprar muitas coisas. Acontece assim, lembrar-me de quase todos os brinquedos que tive em criança!

No campo das corridas não há nada de especial a assinalar, mantendo-se os treinos calminhos, sem grandes velocidades ou distâncias, de modo a recuperar um pouco dos últimos dois meses onde houve um esforço acima do normal.
Uma referência ao regresso ontem, 18-Dez, a uma noite de Brisas do Liz em Leiria, em que já não participava desde Setembro.
Brisas do Liz, 18-12-2013. Sessão de alongamentos

É certo que a afluência a este evento semanal diminuiu relativamente ao Verão, mas mesmo assim, às 21h30 estavam uma boas centenas de atletas e caminheiros, prontos para a sua voltinha.
Como já aqui “falei” anteriormente, há diversos grupo formados , em que o que difere é o ritmo.O tempo é de uma hora para todas as variantes.

·         A caminhada

·         A corrida “lenta”- em que se fazem cerca de 7 km

·         A corrida “rápida” – cerca de 10 km

Brisas do Liz, 18-12-2013. Percurso
Ontem tive a percepção de que o grupo da “corrida rápida” estava muito semelhante em número de participantes às suas edições de verão, portanto, sem grande quebra. Nos restantes grupos nota-se todavia algum abrandamento. Todavia, no dia de ontem, o facto de estar a chover terá tido alguma influência nesta quebra de participação.
Ainda assim, numa cidade da dimensão de Leiria, conseguir tirar de casa umas boas centenas de pessoas às 21h30 para andarem uma hora a correr ou a caminhar debaixo de chuva, convenhamos que não é propriamente muito comum!

Bom fim-de-semana e boas festas (com umas corridinhas sempre que possível!)

10 comentários:

  1. Eu sou dessa geração. Prendas? Natal e aniversário... apenas.

    Bom fim-de-semana e boas corridas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O país e a sociedade mudou bastante, de facto! Acho ainda assim que foi para melhor, na maior parte dos aspectos!
      Um abraço

      Excluir
  2. O Vasco Granja!!!... Xiiii... Os domingos de manhã passados no sofá, enrolada no cobertor e a comer bolachas Maria, ansiosa para ver a Pantera Cor-de-Rosa!!...
    Ai, agora voltei ao passado... Que saudades...

    Obrigada! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na inocência infantil até havia quem dissesse que o Vasco Granja era o pai da Pantera Cor-de-Rosa!!! :)
      Beijos e bns treinos

      Excluir
  3. à falta de brinquedos, sempre havia outras actividades de aventura... dezenas delas , desde fazer cabanas até construir carros de rolamentos ou fazer fisgas para fazer umas belas caçadas ( nunca matei nada). Até espeleologia havia na ementa :) Lembras-te?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, realmente não faltava imaginação! E as actividades eram sempre ao ar livre. Quanto às caçadas, o local mais seguro para os pássaros era bem na nossa "linha de fogo" :)

      Excluir
  4. Mas antes da Pantera Cor de Rosa havia sempre uma animação, normalmente da República Checa ou da Polónia.

    Nessa altura não havia canais inteiros dedicados exclusivamente à animação, pelo que o Vasco Granja marcou toda uma geração.

    O Pai Natal esse vinha de madrugada, e só na manhã do dia 25 é que descobriamos os presentes que os nossos mais tão carinhosamente haviam colocado na noite anterior, depois de nos deitarmos, junto à Árvore de Natal. Contra mim falo que me visto de Pai Natal e já começam a desconfiar que o Pai Natal se parece com alguém.

    Feliz Natal e bons treinos.

    Fernando Varela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois, já me esquecia dessas animações da Checoslováquia, na altura não lhes achava grande piada, talvez agora até gostasse...
      Ficávamos inclusivamente à espera das seis e meia da tarde quando começava a emissão do canal dois, porque o primeiro programa era de animação, embora já não me recorde se era este o do Vasco Granja
      Feliz Natal e bons treinos

      Excluir
  5. Gostei de ver a sessão de alongamentos do Brisas do Liz! Muito bem.
    Chuva civil não molha... o verdadeiro corredor. É assim a frase, não é? :)
    As medalhas dão um apontamento pessoal à árvore. Se todos os membros da família contribuirem, melhor ainda.
    Bjs e boas festas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto desta decoraçåo de árvores de natal. Quem teve a ideia, esteve bem!
      O fenómeno das brisas do liz continua apesar do mau tempo! Devia ser estudado por um especialista da psicologia de massas :)
      Fica bem e bom Natal !

      Excluir