domingo, 13 de setembro de 2015

Longuinho de fim-de-semana



A Maratona do Porto aproxima-se rapidamente.
O plano de treinos tem sido um bocado ao sabor do vento; não tenho conseguido a regularidade ideal, nem tão pouco disponibilidade para treinos longos.

A última atividade com mais de vinte quilómetros já foi há mais de dois meses!
Para completar o ramalhete, tive uma semana com algumas dores lombares não sendo certo se estaria em condições de correr no fim de semana.

Acabou por correr bem, estando no sábado já em condições razoáveis para ir “fazer o gosto à sapatilha”.
Embora tenha ainda uma prova de trail (AX Trail K51) antes da Maratona do Porto, a prioridade absoluta é para o treino em estrada.

 A propósito deste assunto continuo a achar que a Maratona é o tipo de prova mais duro em que tenho participado.
Nos trails há sempre uma zona técnica onde se recupera a respiração, ou até, imagine-se, uma rampa para descansar subindo a caminhar!

Na Maratona só há uma zona técnica para descansar!
Chama-se Meta.

Até terminar, o corpo vai passando por diversas fases crescentes de cansaço, desgaste, exaustão, dor, chegando ao esgotamento no famoso “Muro” dos 33 Km, e daí até à meta será a vontade, a gana e a teimosia que nos farão alcançar o sucesso, o que para cada um será terminar dentro de um tempo minimamente consonante com o desempenho conseguido nos primeiros dois terços da prova.
Daí considerar, pela “vasta” experiência de quatro maratonas até à data, que é de facto a prova mais dura em que participo.

No sábado, fui treinar para a Ecopista de Porto de Mós que tem um piso e perfil de terreno com características muito boas para o tipo de treino pretendido.

Esta Ecopista é o aproveitamento de uma antiga linha de caminho-de-ferro desativada há mais de cinquenta anos, sendo por isso de desenho bastante retilíneo, obviamente com uma curva para inverter o sentido geográfico uma vez que o percurso sobe a Serra da Pevide desde a cota de 215 metros até aos 400 metros e tem um comprimento de cerca de oito quilómetros.
Portanto, é um treino de oito quilómetros em força e, oito quilómetros em velocidade.

Na fase de subida programei o “Parceiro Virtual” do Garmin 310xt para os 5 min/Km.
Início da Ecopista de Porto de Mós. Cota de 215 m 

Não consegui manter o ritmo, começando a perder terreno sensivelmente a meio da subida, e terminando com duzentos metros de desvantagem para o relógio.
Após dez minutos de descanso no lugar da Bezerra, términus da antiga linha de caminho-de-ferro, iniciei o regresso, com o Parceiro Virtual programado para 4:37 min/Km, ritmo que gostaria de conseguir na Maratona.

Como, para baixo era a descer (passe o pleonasmo J), consegui obviamente ganhar ao meu “parceiro”, mantendo um ritmo cerca de 4:20,4:30 min/Km.
Gostei bastante de treinar na Ecopista de Porto de Mós, voltarei com certeza.

Pelas suas características de piso, tem as vantagens do alcatrão no sentido que, permite-nos concentrar em absoluto no desenvolvimento da passada, sem preocupações de “escolher o chão onde pôr o pé”, e por outro lado, devido a ser um piso de terra batida, não há o impacto no “esqueleto” característico de pisos mais duros. Boas notícias para quem anda com dores nas costas J
Distância total do treino: 20,28 Km; ritmo médio de 4:51 min/Km.

Bons treinos e boa semana!
 

(Mais fotos em: https://www.facebook.com/#!/groups/1395921600698395/)

 


7 comentários:

  1. Bem bom :) ... 4,37min/km??? Hmmm... 3h15min ... gostar até gostava, mas acho que vou gastar um bocadinho mais ...
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois, também gostava de manter os 4:37 durante toda a corrida. O pior são os últimos quilómetros onde geralmente se verifica uma enorme quebra de ritmo! A ver vamos...
      Um abraço

      Excluir
  2. Excelente treino, excelente percurso e belas fotos....
    Também considero a maratona uma das provas mais duras se for feita na modalidade contra-relógio ou seja prego a fundo a dar tudo o que temos. Más há quem faça 100 km em estrada prego a fundo por isso tudo é relativo.
    Mas eu já estou reformado dessas guerras agora só corro para "curtir" e porque gosto mesmo muito! Um abraço e bons treinos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem quero pensar no que será fazer 100 km em ritmo de maratona!
      No livro de Haruki Murakami onde conta a sua vida de atleta, relata de uma das suas provas de 100 km, onde de facto atinge níveis surreais de cansaço físico e psicológico.
      Também não é coisa que me motive.Um abraço e boas corridas

      Excluir
  3. Essa ecopista parece mesmo um espectáculo para treinar!
    E, apesar das "irregularidades", acho que este foi um bom treino.;)
    Beijinhos e boa preparação para a Maratona!
    (Este ano não sei se vou conseguir ir à Lousã... :( Estou em lista de espera, vamos a ver!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ecopista de Porto de Mós é de facto muito boa para este tipo de treino em concreto.
      Há até outro aspeto que não mencionei, o de ser constituida por retas intermináveis onde pode vacilar a parte psicológica, que também é preciso treinar.
      Desejo-te boa sorte para a inscrição da Lousã! Bj

      Excluir
    2. A ecopista de Porto de Mós é de facto muito boa para este tipo de treino em concreto.
      Há até outro aspeto que não mencionei, o de ser constituida por retas intermináveis onde pode vacilar a parte psicológica, que também é preciso treinar.
      Desejo-te boa sorte para a inscrição da Lousã! Bj

      Excluir