sábado, 15 de dezembro de 2018

Corrida de S.Silvestre da Batalha.


Hoje foi dia de correr a S. Silvestre da Vila da Batalha.
A pequena vila faz ver assim à grande cidade vizinha de Leiria como se organiza uma prova de atletismo, com quase 600 atletas finalistas!
A Vila da Batalha ganha uma atmosfera muito singular com este evento, conjugando o ambiente do final do dia com as iluminações de Natal e a vista do majestoso Mosteiro, junto ao qual está montado o epicentro da prova.
Mosteiro da Batalha

A prova teve início às 5 da tarde, com alguma luz do dia ainda, terminando já de noite, mesmo até para os primeiros a chegar à meta(igualdade e democracia 😀 )!
A distância de 10 km da prova principal não é definitivamente a minha praia, demasiado rápida para o meu gosto, se bem que podia ir mais devagar, não era uma tragédia, mas quando soa o “tiro” de partida acabo sempre por ir no limite das forças!
 Antes, enquanto  fazia o meu aquecimento e também ao longo da prova ia matutando que a grande maioria dos atletas que por lá andavam já tinham idade para ter juízo, ou por outras palavras, eram quase todos respeitáveis senhoras e senhores quarentões ou até de meia idade (cinquentões ou sexagenários)! 
Obviamente, com cinquenta e um anos de idade ainda se tem um espírito jovem, contudo, o “invólucro” começa a ficar com um aspecto um pouco gasto!
A questão que se coloca é: porque é que o atletismo popular não cativa as camadas mais jovens?
Uma teoria acabada de inventar é que a corrida é por natureza um desporto solitário, sendo que desportos de equipa são mais apelativos devido à interação que promovem entre os jogadores, e, quando se é mais jovem, é mais importante estar integrado no grupo...
Final da corrida

Bom, no final de tudo valeu 44m02s para fazer os 10 km do percurso, com os últimos quilómetros em quebra, a ser ultrapassado indiscriminadamente por velhos e novos, algo a que não estou muito habituado. Geralmente costumo terminar as provas mais a ultrapassar do que a ser ultrapassado, caso recente das meias maratonas de Leiria, Lisboa e Nazaré, bem como na Maratona do Porto.
Finalmente, gostaria de recomendar vivamente para 2019 a corrida de S. Silvestre da Vila da Batalha, uma prova de excelente nível bem no centro do país!
Boas corridas e bom Natal!


4 comentários:

  1. Boas corridas a Boas Festas!

    Um dia, enquanto sou jovem, ainda hei-de fazer uma São Silvestre ou então guardo para quando o invólucro ficar "gasto" :)

    A minha teoria sobre os jovens e atletismo é um pouco como a tua agravado pelo facto de neste país ainda se vive um pouco o tema dos "3F", embora os de Fátima e Fado possam ser trocados por Facebook (e afins) mas o Futebol tem um peso imenso.

    O resto parece ser paisagem.

    Quando tens vários jornais "desportivos" diários em Portugal, sei lá quantos programas na televisão "desportivos" mas que no fundo é futebol e tudo o resto são notas de rodapé é muito complicado tentar inverter toda esta overdose de futebol.

    Eu ainda sou do tempo de ver todos os fins de semana a pista de atletismo de Santarém cheia mas na época a seguir a Portugal ser campeão do mundo de sub-20 com os pupilos do Carlos Queiroz ver a pista quase vazia...

    Mas é ir tentando!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tens toda a razão. O país dos três éfes, ou lá quantos são agora, não deixa grande espaço para outras modalidades. Todavia, nos últimos anos houve alguma inversão na tendência devido a modalidades como o Btt primeiro, e mais tarde a corrida, na estrada e nos trilhos!
      Boas Festas e boas corridas para ti também!!!

      Excluir
  2. Nunca a corri, essa S.Silvestre, mas começar às 5 da tarde é ainda dia...
    Fez um óptimo tempo (44min) Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta prova surpreendeu-me pela positiva! Uma boa opção para corredores da zona centro ( de Coimbra a Lisboa...). Boas festas e um bom ano de 2019!

      Excluir