sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

Meia Maratona da Nazaré



No passado dia 10 de Novembro decorreu mais uma Meia Maratona da Nazaré, a mais antiga Meia Maratona popular de Portugal.
A tradição, no entanto, já não é o que era e, cada ano que passa, vê-se a prova a definhar sendo ultrapassada em dimensão e qualidade por muitas outras provas com inferiores pergaminhos!
É pena.
Gosto desta meia maratona. Não tem explicação, por ter um traçado pouco amigável, pelo facto de a organização viver de louros passados não inovando, publicitando ou mesmo corrigindo erros crassos que arruínam quaisquer ambições de os atletas ali fazerem bons tempos…
Refiro-me concretamente ao facto de não haver zonas de partida por tempos objetivo.
Mais uma vez este ano a partida foi uma tremenda confusão, com largas dezenas de caminheiros a posicionar-se na frente da partida (o evento compreende a meia maratona, uma corrida de 10 quilómetros e uma caminhada) originando  dificuldade dos atletas da Meia e dos 10K em ultrapassar, com encontrões, cotoveladas, pés pisados e outras situações menos boas que podem estragar a corrida a quem levar a coisa mais a sério.
Por motivos de obras no edifício onde  se efetuava a entrega dos dorsais, também já tinha havido problemas, com grande filas e tempos de espera que não eram normais nesta prova. Ressaltava alguma desorganização, estando a “tenda” entregue aos voluntários que na ânsia de fazer bem e depressa, acabavam por não dar fluência à” freguesia” e onde um pouco de supervisão de um membro sénior resolveria facilmente a questão. Chamado à razão um dos membros da organização que por lá cirandava, um conhecido senhor muito alto, de bigode e cabelo encaracolado, respondeu simplesmente que  já faziam aquilo há mais de quarenta anos e se estávamos descontentes que escrevêssemos no livro de reclamações! 
Pois, o livro de reclamações real é o do gráfico seguinte, onde é evidente a diminuição dos participantes ao longo dos anos!
Participantes na Meia Maratona da Nazaré desde 2011
Pessoalmente, gostava que a Meia Maratona da Nazaré continuasse por muitos e bons anos, cativando mais participantes e de certo modo que voltasse a ser uma referência no atletismo amador nacional.
A "Equipe" presente na Nazaré
A “Equipe” esteve representada ao mais alto nível, tendo a classificação que interessa ficado ordenada do seguinte modo:

Paulo Amaro: 01:32:08
Paulo Oliveira: 01:35:07
Samuel Oliveira: 01:35:39
Rosa Moreira: Caminhada

Boas corridas!

2 comentários:

  1. Antes de mais, votos de um excelente 2020!

    É lamentável esse tipo de atitudes por parte das organizações, a típica resposta do "já cá andava ainda usavas toalhetes..." E depois?

    Enfim...nunca fiz a prova mas até gostava mas...com tanta boa oferta, porquê dar razão a esses senhores?

    Abraço e boas corridas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De facto pode ter sido apenas uma tirada infeliz, no entanto fica mal...
      Dou o benefício da dúvida e enquanto puder, tentarei ir à meia maratona da Nazaré.

      Um bom ano de 2020 e boas corridas!

      Excluir