domingo, 26 de janeiro de 2020

São Silvestre do PelaEstradaFora

Na cascata da Fórnea
Por alturas do final de cada ano, "a liga dos amigos do PelaEstradaFora" costuma reunir-se, não para um jantar, mas sim para uma corrida.
Com exceção do ano passado, esta tradição era geralmente cumprida com uma corrida à beira mar, uma vez que é do agrado de qualquer um de nós, e que, apesar de ser uma atividade típica de Verão, adquire sensações especiais quando feita no inverno.

Para este ano (2019), tendo em conta as datas disponíveis e o mau estado do tempo na costa marítima, surgiu a ideia de fazer algo diferente.
A primeira ideia foi de fazer a Ecovia do Dão, desde Santa Comba a Viseu e regresso, de bicicleta, numa distância de cerca de 100 km.
Todavia, já nem sei porquê, a ideia não foi avante tendo-se avançado para um plano "B" que consistia numa corrida em trilhos na zona de Alvados, Porto de Mós, num Sábado, o de 21 de Dezembro. 
O temporal dos dias anteriores não augurava grandes condições para esta volta, deixando no ar mais incertezas do que certezas. O Samuel e o Paulo Amaro tinham de fazer mais de 100 km até Alvados não estando garantido que seria possível fazer a corrida. Mas como esta malta tem um espírito positivo, às 9h00 estavam em Leiria a fim de seguirmos juntos para Alvados.
O Samuel no alto da Fórnea
Pelo caminho íamos comentando que já temos idade para ter juízo, mas acho que já não há solução 😀
Estacionados no centro da aldeia, partimos à aventura.
O primeiro objetivo é a cascata da Fornea, que devido à chuva dos dias anteriores estava na sua plena força.
O destino seguinte era o trilho dos fósseis.
Um fóssil de Amonite no trilho com o mesmo nome
Este trilho fica a cerca de 3 quilómetros do centro de Alvados, sendo conhecido por ter marcado na rocha calcária uma grande quantidade de fósseis de Amonites. 
Outro fóssil de Amonite
Subindo este trilho seguimos rumo à zona poente da Fórnea, um fenómeno geológico monumental em forma de anfiteatro, de uma imponência formidável!
No alto do monte fazia-se sentir um vento furioso com alguma chuva à mistura.
Fotografia "tipo selfie" no alto da Fórnea
Contornamos a Fórnea seguindo para a encosta norte, zona conhecida como Costa de Alvados, onde seguimos pelo(s) trilhos existentes ao longo da cota alta.
Na Costa de Alvados
Ainda pensámos ir à Praia Jurássica de S.  Bento mas fazia-se já tarde, o vento no topo dos montes estava insuportável e ainda havia muito caminho a percorrer, pelo que ficou para uma próxima aventura!
Seguimos contornando o enorme vale de Alvados, descendo depois pelo monte do Castelejo, do conhecido Trail do Castelejo, até ao centro de Alvados.

E assim foi mais uma São Silvestre pirata do PelaEstradaFora, haja forças e vontade para renovar a tradição em 2020!
Boas corridas!

2 comentários:

  1. Fantástica ideia de comemorar o fim de um ano e o inicio de outro!

    Já agora, desejos de um fantástico 2020!

    Com muitas destas para contar, apesar da idade para ter juízo :)

    Abraço

    ResponderExcluir