sábado, 6 de agosto de 2022

Corrida do Bodo - Pombal 2022


 

No dia 30 de julho de 2022 teve lugar mais uma Corrida do Bodo na simpática cidade de Pombal.

Antes de partida

Participei pela sexta vez nesta prova, o que muito me agrada pelo facto de que é daquelas corridas com que se cria facilmente uma empatia muito especial. Porquê? Não sei, talvez pelo facto de Pombal ser uma cidade muito agradável, a organização da prova não inventa nem falha, pelo ritual de visitar o castelo como aquecimento para a prova e em geral, pelo ambiente de festa que envolve a cidade nesta altura (a corrida enquadra-se nas festas da cidade).

Vista do alto do castelo


Neste ano a participação na prova esteve por um fio devido a problemas crónicos de coluna, problemas esses que têm condicionado a corrida há mais de três meses.

A causa destes problemas é uma hérnia discal que de tempos a tempos dá sinal de vida e provoca inflamação dos nervos associados à perna direita e que condiciona fortemente a capacidade de correr, e por vezes até de caminhar…

Após várias consultas e exames da especialidade a conclusão transmitida pelo médico ortopedista é que tenho de aprender a viver com o problema e conhecer os limites próprios, uma vez que (felizmente) ainda não tem um nível de gravidade que justifique cirurgia.

Deste modo há que redefinir objetivos e colocar de lado quaisquer alvos de tempos ou recordes, o que importa é continuar a correr mesmo que devagarinho.

No primeiro (ou segundo?) retorno

Foi com esse espírito que alinhei à partida da Corrida do Bodo – 2022, partindo da cauda do pelotão e gerindo num ritmo baixo até ganhar confiança de ter condições para acabar.

O resultado foi o ambicionado, ou seja, de concluir a prova sem problemas nem grande esforço, à custa, no entanto, de um tempo bastante acima dos anos anteriores.

O número de participantes tem diminuído ao longo do tempo, o que é pena, tendo este ano sido de 349 atletas.

Gráfico dos tempos obtidos e do número de participante

Se Deus quiser, lá voltarei para o ano a esta corrida tão simpática!

Boas corridas!


Tempos de passagem nos controlos


Nenhum comentário:

Postar um comentário