quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Treinos "À la carte"


A seguir à tempestade vem a bonança.
Depois de dois meses com duas provas cada, uma de 10 km, uma maratona de trilhos, uma maratona de estrada e uma meia maratona, também de estrada, regressa-se agora a um período mais sereno, do tipo, quando há vontade treina-se, quando não há vontade, fica-se no sofá J
Há também o factor físico que foi bem esforçado nestes dois meses e agora anda a dar sinais de precisar de tempo para sarar algumas mazelas musculares. Na semana passada andei com uma dor na perna direita, que ia mudando de local todos os dias! Nunca tal me tinha acontecido! Começou na zona superior externa da perna, foi descendo, inflectindo para dentro, até chegar à zona interior do calcanhar!

Estradão florestal da Tocha ao Palheirão


O Atleta Paulo Amaro
De qualquer modo, no sábado havia que fazer qualquer coisa e então combinou-se um treino na Praia da Tocha (zona da Figueira da Foz) com a equipa! Uma ida até à Praia do Palheirão pelo estradão florestal e regresso ora pela beira-mar, ora pelo sobe-e-desce das dunas.
A imensidão da costa atlântica

O "Je"


Na terça-feira, um dia de férias não previsto. Após deixar o filho na escola, meti pés ao caminho e fui fazer o trilho da Reixida versão 2013, seguindo o track pelo Garmin 305. Foi a primeira vez que treinei no traçado de 2013. Um dos meus treinos mais frequentes é o “Reixida 2012”. Excluo no entanto a passagem pelo leito do rio Liz! Sou louco mas não ao ponto de o fazer sozinho!
Nesta altura do ano os medronheiros desta zona estão carregadíssimos, com medronhos enormes! Maduros mas não em demasia, tendo aproveitado para “tirar a barriga de misérias”. Poderei também desmistificar o que se diz acerca da embriaguez de medronhos! Não é verdade! Terminei o treino absolutamente sóbrio! (e também não tive de usar os lenços de papel que levava na bolsa J).
Uma última nota para um programa que ia a ouvir, ontem (3ª feira, 19/11/2013) na Antena 1, acerca de futebol, cujo tema era o jogo com a Suécia que iria decorrer ao final do dia. O formato do programa consiste no atendimento de telefonemas de ouvintes, dando assim espaço de antena às mais diversas opiniões.

Cheguei a um ponto do programa em que, já não sabia se havia de rir ou se havia de chorar tal era a pobreza dos conteúdos. Não sei se é próprio do meio “futebolês” ou se esta pobreza é mesmo característica da sociedade actual! Sei isso sim é que, é confrangedor ouvir numa rádio nacional tanta pobreza intelectual. Enfim, é o que temos…

Boa semana e bons treinos!


Rampa simpática do "Reixida 2013"

Paisagem a meia encosta

A famosa subida daas antenas ou dos postes

Legenda dispensada

Legenda na foto anterior

Vista sobre os arredores de Leiria


 

7 comentários:

  1. Também é bom correr ao sabor da vontade. :)
    Como foi seguir o track no 305? Já o tinhas feito antes? Já fiz um teste de seguir um trajecto no meu 405, e no meio da cidade é fácil seguir a seta e percebe-se onde temos de virar, mas no meio dos trilhos, com várias opções de atalhos, se calhar torna-se mais complicado, não?
    É que tenho andado com um gps de bicicleta, emprestado, nos meus treinos na serra, e aquilo não é nada prático!
    Bjs e bons treinos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tenho utilizado esta funcionalidade do 305 e acho que resulta muito bem. Basicamente aparece no mostrador a linha do percurso e um cursor representando a nossa posição actual. Se o cursor estiver em cima da linha, estamos no caminho certo, se nos desviarmos 4 ou 5 metros o cursor fica fora da linha e surge uma mensagem de alerta. Há outro modo de seguir um traçado no 305, em que as direcções sao dadas por um ponteiro tipo bússola, mas não acho tão prático..
      Bjs. Bons treinos e b. f-d-s

      Excluir
  2. Então neste momento já somos 2 ao sabor do vento :) ....treinos quando apetece (e no meu caso tb quando se pode) e tem sabido tão bem.
    Belas zonas essas.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  3. O descanso dos guerreiros! Eh Eh! ( Mas tu nao ias à prova de Barcelos?) Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E vou...amanhã lá estarei firme e hirto à partida....à chegada é que já não sei :)...vamos lá ver como corre....não sei o que me espera, só sei que vou numa de curtir a paisagem e o ambiente (enquanto puder), sem stress e o único objectivo é concluir. Não me sinto nem bem preparado (treinei pouco subidas e descidas) mas o treino para a Maratona deve ter-me deixado com resistência suficiente para poder acabar esta aventura. Do CAL somos 7 na Ultra, e pelo menos 3 (eu incluído) vamos fechar o pelotão e tentar levar a coisa com calma - juntos somos mais fortes.
      Aquele abraço

      Excluir
  4. A isto chama-se correr pela estrada fora, ou pelo trilho fora, como bem apetecer, e com paisagens dessas só dá é vontade de correr .....

    .... e acabar depois em Marrazes num bom restaurante para recarregar baterias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem verdade! Depois do treino, um almoço no "Tromba Rija" em Marrazes, p. ex., era a cereja no topo do bolo. :)
      Bons treinos

      Excluir