terça-feira, 14 de novembro de 2017

AX Trail - Trail Serra da Lousã






“A Serra da Lousã é uma serra de Portugal Continental, com 1205 m de altitude no ponto mais elevado (Trevim). Situa-se na transição do distrito de Coimbra para o de Leiria. Integra o ramo norte da Cordilheira Central, constituída pelas serras da Estrela, Açor e Lousã, fazendo também parte do Sistema Montejunto-Estrela.
Esta serra abrange os concelhos de Miranda do Corvo, Lousã, Góis e Penela (no Distrito de Coimbra) e Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos (no Distrito de Leiria).” Fonte: Wikipédia (se está na internet é porque é verdade ☺)
A Serra da Lousã continua a ser o local mais bonito para correr em trilhos.
Assim, independentemente da organização, todas as corridas na Serra da Lousã estão automaticamente debaixo de olho, sejam, o AX Trail, Abutres, Lousã Trail e mais recentemente os Trilhos das Quelhas, com base em Castanheira de Pera.
Este ano, a base do AX Trail foi na Lousã; anteriormente já foi também em Miranda do Corvo, Castanheira de Pera e, julgo que também em Góis.
A prova principal deste evento tem a distância de 110 km, havendo também de, 55 km, 25 km e outra de 15 km.
A “Equipa” do PelaEstradaFora apresentou-se à partida dos 55 km com os candidatos Paulo Amaro e Paulo Oliveira, este último com o único objetivo de chegar inteiro à meta com os ossos todos nas posições iniciais!
A equipa do PelaEstradaFora com o atleta e amigo Luís Nunes 
Relativamente às edições anteriores, houve este ano um ligeiro incremento na distância, e um substancial aumento da elevação acumulada. Na edição anterior foi de 2.500 m, passando agora para mais de 3.000 m.
Ambiente na linha de partida dos 50K

A prova de 55K iniciou-se no centro de exposições da Lousã, entrou na floresta pelo caminho da fábrica do papel, castelo, central hidroelétrica da Ermida, aldeias de Candal e Cerdeira, atingindo o ponto mais alto da serra a 1.200 m, o Trevim, com 14 km de prova.
Castelo da Lousã

Inicia-se então a “descida” (mais do tipo sobe-e-desce) para o Coentral, Catarredor, Vaqueirinho, Talasnal, Casal Novo, Gondramaz, e finalmente, vila da Lousã.
Uma das aldeias serranas onde passou a prova

Quanto a classificações da equipa, ficou assim:
Paulo Amaro – 39º da geral, 3º M45, tempo: 07:36
Paulo Oliveira – 123º da geral, 14º M50, tempo: 08:48

Boas corridas!
Foto:Prozis

Capela na zona do castelo


Levada de água, este ano seca


Ponto mais alto da serra da Lousã







2 comentários: