domingo, 21 de abril de 2013

Um treino "agradavelmente agradável"


Parece que a primavera está finalmente a perder a timidez e começa a dar uns ares da sua graça.

Confesso que gosto bem mais deste tempo do que do tempo invernoso que cobriu o país desde novembro até há poucos dias atrás.

A semana que passou não foi muito favorável a treinos e pouco se fez nesse campo, e hoje, sábado, tinha de me “vingar” fazendo em treino mais puxado.

Na zona de Leiria há duas zonas que geralmente escolho para correr, uma na cidade, junto ao rio, e a outra, nos montes, para os lados dos lugar das Cortes, Reixida, etc.



Hoje, uma vez mais, fui para os montes.

A corrida pelos carreiros dos montes exige muita atenção, porque o risco de tropeçar e cair é bem real. Depois , ainda há o desnível a vencer. Nas subidas trabalha-se em força, nas descidas trabalha-se em agilidade e destreza, fortalecendo também um conjunto de músculos e tendões que desempenham a função de travagem e, que em corrida normal em estrada não são muito solicitados.

Quero deixar uma observação, que é o seguinte, a corrida em estrada é para mim mais penosa do que em trilhos,  devido ao esforço sempre constante e do mesmo tipo, não havendo variações como há na corrida de trail. Nestas, há transferência de esforço de uns grupos musculares para outros, permitindo aos primeiros algum alívio enquanto não estão em carga, que ajuda à recuperação.

Quanto à volta de hoje, foi novamente baseada nos “Trilhos Loucos da Reixida” de 2012, com algumas, mas não muitas, variações ao percurso original, num total de 22km.


A primavera trouxe à vegetação dos montes, cheiros e fragrâncias espectaculares, coisas que, para quem passa a vida em ambientes urbanos é uma verdadeira delícia!

No reverso da medalha, estas fragrâncias estão associadas sobretudo a pólens, que causam irritações nos narizes mais sensíveis. Já sei que daqui até ao verão, vou andar com o nariz sempre a arder ou com comichão!
 
No fim da corrida, nada melhor do que cortar as ervas a relva do jardim para alongar os músculos!

As próximas provas em que estou inscrito são o Trail Nabantino em Tomar, no dia 5 de maio e Trilhos Loucos da Reixida a 23 de Junho. Pelo meio devo também ir à Meia Maratona da Figueira da Foz, a 9 de Junho.

Fiquem bem, boa semana e boas corridas!

2 comentários:

  1. Belo campo de treinos! :)
    Também concordo que, num certo ponto, as corridas de estrada possam ser mais penosas, exactamente pelo "aborrecimento" do percurso e ritmo.
    Esse trail em Tomar parece ser interessante.

    Boas corridas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É de facto uma óptima zona para treinar Trail. Há subidas e descidas para todos os gostos, single tracks técnicos, belas paisagens, etc.
      O trail de Tomar promete um dia bem passado, quanto mais não seja para conhecer um pouco daquela cidade, que já não visito há muito tempo…
      Boa semana e bons treinos!

      Excluir