domingo, 2 de dezembro de 2012

O último “Longão” antes da maratona

Falta uma semana para a maratona de Lisboa.

Combinei com o Paulo Amaro, que também vai à maratona, fazermos este sábado um treino semi-longo, em ritmo calmo, para oxigenar os músculos e o cérebro!

Ora, isto pode parecer um chavão, mas é a mais pura verdade. Numa prova com esta distância, não será apenas a parte física a ter em conta, mas também, a necessária preparação psicológica para enfrentar aquelas avenidas intermináveis.

O primeiro treino que fiz com uma maratona em vista, foi no feriado de 15 de Agosto, em que decidi tentar a distância de 42km. Assim fui para a Marinha Grande e lá iniciei a corrida. Da Marinha Grande fui à Vieira de Leiria, depois à praia da Vieira, daí tomei a estrada para São Pedro de Muel e, retorno à Marinha Grande.

Ora bem, este percurso é de forma triangular e, com excepção do último troço, é constituído por rectas intermináveis, daquelas em que não se vê o fim, literalmente!

Nesse treino, até comecei bem, fiz a primeira metade a um ritmo razoável, passando a meia-maratona na casa da 1h45m; levava a mochila com bastante água com pó isotónico, bananas, barras de cereais, géis, enfim, não faltava nada.

Então cerca do km 27, de repente, acabou-se o gás todo. Foi como um automóvel quando fica sem gasolina!! Um balão furado!! Um Kaputt total!!

Atribuí as culpas à parte psicológica do exercício, uma vez que corria sozinho, num ermo longe de tudo, numa recta da qual não via o fim e, dei por mim a pensar: será que isto é mesmo necessário? Estava tão bem na praia de “papo para o ar” a ler um livro! Ora bolas, quanto mais velho, menos juízo! etc., etc..

Acabei o treino com 4h01m, 42km, com várias paragens (de cronómetro também), quase me arrastando nos kms finais.

O treino de hoje tinha como objectivo fazer entre 25 e 30 kms ou 3 horas, a um ritmo muito calmo, apenas para habituar o organismo ao tempo e distância e, também psicologicamente, uma vez era numa ciclovia em estrada florestal, com rectas enormes, do género das que tinha feito em agosto (é a parte anterior ao troço P. Vieira-S.Pedro) .

Iniciámos o treino junto ao apeadeiro do Carriço - Linha do Oeste, onde começa a ciclovia que se prolonga até à Nazaré. Como o passo era confortável deu para conversar todo o tempo e assim, passada após passada chegámos à praia do Pedrógão com cerca de 18kms. Portanto já estava visto que a distância total iria ultrapassar o inicialmente previsto; mas sem stress, até porque estava tudo bem e nunca forçávamos o passo.





No regresso tivemos a peripécia do treino. Chegados a um cruzamento cerca do km 32, enganámo-nos e tomámos a estrada errada e só passados uns 3 kms ou mais é que começámos a ter sérias dúvidas acerca do caminho, até porque a projecção da nossa sombra indicava que íamos em sentido contrário ao correto (a não ser que o sol estivesse a fazer o seu passeio diário pelo lado norte, o que é altamente improvável).

Quando realmente nos convencemos de que íamos em sentido errado, voltámos para trás, agora já com o N-drive ligado no telemóvel (em simultâneo com o Sports-Tracker, que continuou a gravar o exercício!!) até chegarmos ao caminho correcto.

Bom, com tudo isto, chegámos aos carros com 41.900m pelo que foi aprovado por unanimidade e aclamação, o prolongamento da corrida por mais uns metros para fazer a distância mítica, e até porque o estrago já estava feito.

No próximo domingo dia 9, a maratona de Lisboa não vai ser “ favas contadas”. O percurso da prova não é muito amigável; só de pensar na Av. 24 de Julho até Belém e regresso, que aliás bem conheço dos tempos em que morei na Calçada da Ajuda e que, até de autocarro(28) era uma grande seca,  bem como o trajecto a partir do Martim Moniz até à meta, que é sempre em declive positivo (aquele bocadinho entre a Alameda e a Praça do Areeiro…), vai com certeza exigir grande um espírito de perseverança(teimosia), não deixando por outro lado, margem para grandes tempos.

Enfim…, dos fracos não reza a história e no dia 9 de Dezembro lá estaremos para a nossa primeira maratona!

Distância: 42.195m
Tempo: 3h50m
P.S. Assim que consiga exportar o exercício do telemovel para o Sports-Tracker, colocarei no post.

Atualização: http://www.sports-tracker.com/#/workout/poliveira67/97kl0heglouncp5k

(O Sports-tracker anda cada vez menos fiável, vou ter de voltar ao RunKeeper ou ao Endomondo, o que é pena, uma vez que em termos de visualização no telemóvel, o sports-tracker é sem dúvida a melhor aplicação)

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Veremos! As condições climatéricas no dia da corrida terão também a sua influência, porque se p.ex estiver de chuva e frio a coisa não vai ser fácil; se a juntar a isso, estiver vento também , então vai ser mesmo difícil!!

      Excluir