terça-feira, 25 de junho de 2013

Trilhos Loucos da Reixida - 2013


 Reixida, freguesia de Cortes, Leiria.

Não compreendo esta crise que o país atravessa. Quando os portugueses realmente querem fazer qualquer coisa, conseguem-no e, com que sucesso!

Temos condições naturais de excepção, as pessoas são criativas e trabalhadoras, conseguem unir-se por um objectivo e, o resultado é neste caso, um sucesso formidável de uma prova de corrida em trilhos.

Conheci a prova apenas no ano passado, altura em que comecei a frequentar corridas deste tipo, chamando-me a atenção para a designação de “Trilhos Loucos” com que me identifiquei de imediato J

Residindo muito próximo desta localidade dos arredores de Leiria desde 2008, julgava já conhecer bem os montes por onde passa a prova, pelo menos pelos caminhos por onde passa uma bicicleta. Todavia, é uma realidade que de pé posto, temos a possibilidade de passar por sítios onde nem as cabras passam!

Bom, …também não será menos verdade que os Bttistas a sério passam por esses trilhos a voar, por vezes até aterram dentro de silvados! (conheço a parte de aterrar nos silvados…)

Pelo motivo de morar ali perto, acabo por treinar frequentemente por esses montes, da Maúnça, Srª do Monte, Arrabal, Torre, Reguengo do Fetal e chegando até a S. Mamede e Alvados. É um luxo! É quase comparável a uma criança gulosa que mora numa gelatariaJ

Uma vez mais, a equipa do “PelaEstradaFora” esteve em força nesta competição e, nos minutos que antecederam a partida foi delineada a estratégia, que mais uma vez seria: o Paulo Amaro correria mais depressa e o Paulo Oliveira correria mais devagar, tipo policia bom e polícia mau! Isto para confundir os adversários.
PelaEstradaFora, A Equipa. Somos poucos mas muito dedicados...

E não é que a estratégia deu mesmo certo?!!!  Nos 20,5km da corrida o Paulo Amaro “deu-me” quase meia hora de avanço!! É caso para dizer como o Hannibal da série A-Team (Soldados da Fortuna, na minha geração) ”I love it when a plan comes together!”

Antes da partida
O percurso da prova deste ano foi de grosso modo semelhante ao de 2012, havendo sido feitas no entanto algumas alterações pontuais que, pessoalmente achei bem simpáticas. Logo na parte inicial tomaram-se caminhos de terra batida, com subidas não muito violentas, em que a adaptação ao esforço se foi fazendo gradualmente.

Cerca do 5º quilómetro, entrámos no track de 2012, sendo a prova daí em diante semelhante à de 2012, com excepção de um troço já perto do final, na zona da nascente do rio Liz.
A famosa subida das antenas...

A cereja em cima do bolo dos Trilhos Loucos, é a habitual incursão no leito do rio Liz, que desta vez foi a triplicar.

Em alguns pontos a água chegava à cintura; o fundo do rio tem pedras de várias dimensões, bastante escorregadias, pelo que há que ter alguma atenção, quando não….
Parte do percurso pelo leito do Rio Liz

Acontece o que me aconteceu…

Um” esbardalhanço” no meio da água…

Um belo golpe num joelho que bateu num calhau submerso e, um telemóvel pró maneta. Bom o telemóvel já estava avariado na sua função principal e já só era usado esporadicamente para tirar fotos.

No fim, um almoço tipo aldeia do Asterix, com porco no espeto (mas sem Bardo a cantar J)

Um ambiente espectacular!

Foi mesmo uma boa ideia vir aos Trilhos Loucos da Reixida!!




Ofertas: uma T-shirt técnica e dopping para os atletas, houve também um chouriço..


Ambiente festivo no final

10 comentários:

  1. Deve ter sido espectacular, se bem que me ficaram a doer os músculos das pernas só de olhar para essa subida!!
    Confesso que o nome "Trilhos Loucos" também me atrai... :) Tenho uma amiga que foi e levou 4h30 a completar! Não deve ser "brincadeira" nenhuma...
    Quanto às quedas, lá calha, mas desde que não tenha sido nada de mais grave, é levantar e continuar.

    Beijinhos e boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi de facto uma corrida muito gira! Ainda para mais, praticamente no meu quintal.
      Apesar da dureza da prova, o prazer de correr em trilhos relativiza qualquer sofrimento passado.
      (a queda não provocou nada de grave além de "esfolanço" na pele, obrigado. Ficava mais aborrecido se tivesse rasgado os calções! :) )
      Bjs e boa semana!

      Excluir
  2. Olá Paulo, espectáculo esses Trilhos Loucos. Acho que isso era para mim...não conhecia...vou ficar atento, pode ser que para o ano vá fazer aí uma "penitência".
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carlos, esta prova é do melhor que se faz com este tipo de distância. Não te arrependerás de participar!
      Um Abraço

      Excluir
  3. Adoro provas com ambientes festivos no final. Gosto de fazer uma prova e depois estar à conversa. E se for possível ir trincando e bebendo qualquer coisa, então melhor ainda.
    Esta vou anotá-la no caderninho das corridas!
    Quanto à queda... Pois, faz parte não é? As melhoras!

    Boas corridas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesta terra ficamos com a sensação que toda a gente que lá mora está de algum modo envolvida no acontecimento. A simpatia das pessoas é notável e o convívio é muito agradável.
      O único senão é poder criar vício :)
      Bons treinos!

      Excluir
  4. boa tarde , para o ano esta prova não me escapa :) , este ano já não fui a tempo ;) adoro trilhos e como é uma zona que não conheço ainda mais me atraí...

    obrigado pela partilha e parabéns pela participação !

    Artur B

    ResponderExcluir
  5. Olá Artur, Se gostas de trilhos, não te vais arrepender de participar nos "Trilhos Loucos"!
    Lá nos encontraremos em 2014!
    Bons treinos!

    ResponderExcluir
  6. Uma prova que se denomina de "trilhos loucos" chama logo a atenção. E como eu me considero um pouco louca gostava de participar :) Pode ser que para o ano vá lá...
    Beijinhos e boas corridas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isa! Esta é uma loucura saudável! Beijinhos e boas corridas.

      Excluir