segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

É curioso, este mundo da corrida!


Durante a corrida da Maratona de Lisboa, ia tendo dúvidas se estava realmente em Portugal!

E porquê?

Bom, os locais por onde ia passando eram-me familiares, a paisagem era conhecida, mas haviam lá sido colocadas pessoas que não pertenciam ao cenário!
E porquê novamente?
Bom, primeiro porque falavam dialectos estranhos, incentivavam os atletas e, muitas vezes até chamavam pelo próprio nome que iam lendo nos dorsais, com resultados de pronúncias bem divertidas (chamaram-me Pablo, Paolo, Paul, mas em momento algum me chamaram no meu próprio idioma!), até "high five" nos davam!!
De facto, neste país(inho) o único desporto respeitável(do) é o futebol! Tudo o resto não existe ou é desvalorizado. Está enraizado no nosso ADN!
E porquê esta lavagem cerebral, ilusão de massas, o que lhe queiram chamar, que nos é impingida há tanto tempo, com futebol, fado e Fátima? Bom, talvez a sabedoria popular tenha já encontrado a resposta: “com papas e bolos se enganam os tolos”.
Vem toda esta prosa afinal pelo seguinte,
Quando olhei com alguma atenção para a classificação da Maratona, tive a percepção de que os portugueses estavam em minoria (alucinante! trágico! Escandaloso!).
Só descansei quando passei o pdf para excel e após aplicar um filtro, constatei que afinal os portugueses estavam em maior quantidade, se bem que foi por uma “unha negra”.
Devemos reflectir acerca disto, de este tipo de eventos motivar centenas (milhares até, uma vez que os “acompanhantes” eram mais dos que os atletas) a irem a outro país, gastar dinheiro, tempo, para participar numa prova que comparativamente com outras congéneres europeias até não terá muita tradição, enquanto nós por cá, os anfitriões, que podíamos participar por apenas 20€, não aderimos na quantidade esmagadora que seria de esperar e que aconteceria em outro país, onde os da casa são sempre a maioria.
Bem, dificilmente o panorama mudará significativamente num futuro próximo e por cá continuaremos a viver com o nosso futebolzinho, o CR7 e as suas namoradas, os apitos dourados, e uma dúzia de estádios para servirem de abrigo às aves e de sustento a um grupo de indivíduos que, parafraseando um homem desse mundo: “vocês sabem de quem é que eu estou a falar”.
Pode ser infelizmente que a crise leve os portugueses a praticar mais atletismo. Há mesmo teorias que associam algumas crises económicas durante o século 20, com aumentos exponenciais na prática da corrida. E até porque é um desporto que não exige, em boa verdade, um investimento elevado.

No limite, até se pode correr descalço, tipo “Barefoot Ted”!

Fica aqui o resumo das nacionalidades dos participantes classificados da Maratona(fonte: classificação oficial).
País Qtd Total 1562
FRANÇA/FRA 160 Tugas 811
ITALIA/ITA 109 Camónes 751
ESPANHA/ESP 103
INGLATERRA/ENG 76
ALEMANHA/GER 65
BELGICA/BEL 38
HOLANDA/NED 30
POLONIA/POL 21
SUECIA/SWE 17
MARROCOS/MAR 16
DINAMARCA/DEN 15
ESTADOS UNIDOS 14
REPUB CHECA 10
SUIÇA/SWZ 10
BRASIL/BRA 8
HUNGRIA/HUN 7
NORUEGA/NOR 7
IRLANDA/IRL 7
CROACIA/CRO 6
PAIS GALES/WAL 5
RUSSIA/RUS 4
GRECIA/GRE 4
AFRICA SUL/RSA 3
ROMENIA/ROM 3
SLOVAQUIQ/SVK 2
ESTONIA/EST 2
MEXICO/MEX 2
FINLANDIA/FIN 1
ARGENTINA/ARG 1
CHINA/CHN 1
URUGUAY/URY 1
JAPAO/JAP 1
Russie (Fédération de) 1
ISLANDIA/ISL 1

Boa semana e bons treinos!

Em jeito de Post Scriptum fica o gráfico da minha corrida.
Tempo: 3h25m06s

Um comentário:

  1. O povo português fica cego com a vida de luxo de meia duzia de habilidosos dos pés. Não viram por exemplo a reportagem sobre a simplicidade dum Carlos Sá que leva a nossa bandeira aos locais mais remotos, um atleta que poucos apoios tem e é apenas um dos melhores do mundo no seu género.

    ResponderExcluir